Em fevereiro deste ano, o Instagram começou a liberar um recurso que sempre avisava quando alguém tirava prints dos seus Stories. Agora, parece que a empresa se arrependeu dessa decisão e encerrou esse recurso “polêmico”.
Funcionava assim: ao tentar capturar a tela pela primeira vez, a rede social exiba a mensagem: “da próxima vez que você fizer uma captura ou gravação de tela em uma história, a pessoa que a postou será capaz de ver isso”. Quando alguém realizava o print, o Instagram inseria um ícone ao lado do nome do usuário na lista de pessoas que visualizaram sua história. Pessoalmente, nunca recebi esse aviso do Instagram, embora quem fosse notificado pudesse burlar essa ferramenta facilmente: bastava colocar o smartphone em modo avião ou acessar os Stories pelo site do Instagram no PC.
VEJA TAMBÉM
- Android 8.1 Oreo está chegando ao Xiaomi Mi A1
- Xiaomi disponibiliza primeira beta da MIUI 10
- OnePlus 6 branco está disponível com cupom
Acredita-se que esse recurso, que foi copiado do Snapchat, pode ter afetado negativamente o Instagram, diminuindo o engajamento dos usuários. Afinal, algumas pessoas poderiam ficar desestimuladas a assistirem muitos Stories se não fosse possível “guardar” alguns deles.