O WhatsApp tem sido muito útil para aproximar as pessoas, além de ser uma grande ferramenta para várias empresas, ficando mais próximo dos seus clientes ou potenciais consumidores. Entretanto tem sido muito utilizado para disseminar vírus e ameaças a segurança dos smartphones. Agora com a proximidade da copo do mundo da Rússia, há uma corrente espalhando mensagens sobre possibilidade de ganhar uma camiseta da seleção brasileiro, mas Kaspersky já confirmou que trata-se de um golpe!
Especializada em segurança digital, a Kaspersky enviou email falando mais detalhes sobre o golpe, onde está sendo espalhado pelos próprios usuários, então você pode receber a mensagem por um amigo, já que a campanha pede para compartilhar com 30 usuários. Entretanto pode também receber também por meio notificações maliciosas no navegador (seja desktop ou mobile) ou por grupos no whatsapp.
Ao clicar no link o usuário é redirecionado para a página do golpe, sendo que a mesma está hospedada na Rússia. Após o usuário compartilhar com somente 3 amigos, a falsa promoção já está disponível e segundo a Kaspersky: “o que acontece na sequência depende do sistema operacional que o usuário possui no seu smartphone: se o sistema for iOS, após vários redirecionamentos, será oferecido a instalação de aplicativos legítimos, mas que participam de esquemas “pay-per-install”, em que o criminoso ganha por cada instalação, inflando programas legítimos de apps e, assim ganhando dinheiro de maneira forçada. Já se o usuário possui o sistema Android – usado em 80% dos smartphones brasileiros – será oferecida a instalação de um aplicativo malicioso“.
E para convencer os usuários a baixarem os programas, começam a aparecer alerta de vírus no dispositivo Android, o que deverá fazer muita gente instalar o Adware:AndroidOS.Dnotua e partir dai ele irá utilizar o dispositivo de forma maliciosa, exibindo propagandas de forma agressiva, entre outras ações danosas.
Segundo a Kaspersky, esse golpe tem ligação com o cibercrime do Leste Europeu, região conhecida por desenvolver ataques avançados e vender ferramentas de ataques, além de alugar a infraestrutura para grupos de cibercriminosos de outras partes do mundo.
Compartilhe a matéria com seus amigos e evite que esse malware se espalhe, podendo chegar inclusive em seu smartphone!