O Google adquiriu a linha de smartphones e celulares da Motorola em 2011 por $12,5 bilhões de dólares (que incluía patentes da Motorola), e acabou de anunciar que fechou acordo com a Lenovo, que passará a ser dona da Motorola Mobility e ainda levar 2000 patentes e o portfólio da marca.
A Lenovo comprou a Motorola por “apenas” $2,91 bilhões, ou seja, um valor mais de 4x menor que o Google pagou para Motorola em 2011. Ainda não se sabe se a Lenovo irá acabar com a marca Motorola e passará a estampar sua própria marca nos smartphones futuros da Motorola Mobility.
Para quem não lembra, em setembro de 2012 a Lenovo comprou a CCE, porém até o momento, mesmo com controle da CCE Info, a Lenovo não está utilizando sua marca, mas sim continua vendido com nome CCE.
O Google fez um grande trabalho com o Moto X, sendo sucesso em reviews pelo mundo, porém o Moto X não conseguiu cumprir a missão de vender bem, pelo contrário, mesmo sendo muito elogiado pela mídia especializada, está “empacado” nas lojas, o que forçou a Motorola baixar o valor do aparelho de $579 para $329.
Fonte: Google Investor
Respostas de 4
579 dólares para a versão 16 gb..
Analisando alguns aspectos:
bateria não removível
sem slot para cartão de memória
tela “pequena” e não é full hd
a gpu não é a adreno 330
o processador não é um snapdragon 800
a câmera tem “apenas” 10mp
O celular foi muito bem construído, mostrando como o software pode extrair o verdadeiro potencial do hardware mas no fim das contas você encontra algumas restrições ( memória e bateria ) e componentes menos possantes, logo mais baratos e o preço final pesa em relação aos rivais pois ou a motorola investiu muito para este projeto ou está galgando uma margem de lucro do nível da apple e aí não se tem a mesma grife, nem um acabamento tão requintado,etc podem explicar porque mesmo sendo parecidos em hardware menos possante e altos preços a apple vende muito mais iphones que a motorola vende seus moto x.
errata: a bateria é removível
Na contramão desse insucesso, a motorola acertou na estratégia do moto g e oferece um aparelho longe de ser o mais básico do mercado, oferecendo até dual chip por um grande custo x benefício. O seu sucesso de vendas é global e outro dia tinha uma matéria aqui falando como a margem de lucro deste aparelho era pequena, mas a empresa está ganhando pela quantidade.
Pô, logo agora que comprei o Moto G ? Vou partir pra SONY morô !