Mark Zechenberg, CEO da Meta e dono do Facebook, acaba de se envolver em uma nova polêmica. Na última sexta-feira (10), durante sua participação no podcast Joe Rogan Experience, Mark criticou duramente a Apple. De acordo com ele, a empresa entrou em uma falta de inovação nos últimos anos. Para ele, a fabricante parece ter se acomodado e não apresentou mais produtos revolucionários desde então.
Embora reconheça a importância do iPhone no mundo mobile, Mark acredita que a Apple usou essa plataforma para implementar regras que considera arbitrárias. “Por um lado, [o iPhone] foi ótimo, porque agora praticamente todo mundo no mundo tem um smartphone, e é isso que permite coisas incríveis. Mas, por outro lado, eles usaram essa plataforma para implementar muitas regras que acho que parecem arbitrárias e sinto que eles realmente não inventaram nada de bom há algum tempo. É como se Steve Jobs tivesse inventado o iPhone, e agora eles estão apenas sentados nele 20 anos depois,” afirmou Zuckerberg.
Mark Zuckerberg não criticou apenas a falta de inovação da Apple, mas também reclamou do ecossistema fechado da marca. Para ele, poucos desenvolvedores conseguem de fato obter algum lucro com itens e softwares destinados ao iOS. Ele usou como exemplo o lançamento dos AirPods, que, embora sejam inovadores, dificultam a criação de inovações por terceiros que desejam se conectar aos iPhones da mesma maneira.
A queda de vendas dos últimos produtos da marca também está ligada à falta de inovações, segundo Mark. O CEO do Facebook diz que a Apple tem se apoiado em sucessos passados e “espremido” os consumidores com uma taxa de 30% sobre os desenvolvedores, além de incentivar a compra de periféricos e acessórios adicionais.
Até o fechamento dessa matéria, a Apple ainda não se manifestou oficialmente sobre as críticas recebidas.