O clima é de tensão entre os funcionários da Meta, dona do Facebook. Acontece, que a empresa está se preparando para demitir cerca de 3 mil funcionários na próxima segunda-feira (10), segundo memorando interno descoberto pela Reuters. Entretanto, as demissões ocorrerão em diferentes fusos horários.
De acordo com informações do memorando, Janelle Gale, vice-presidente de Recursos Humanos da Meta revelou que entende o impacto emocional e operacional da decisão. Pelo menos desta vez, a empresa não irá expor as demissões para outros funcionários. Além disso, gestores que perderem seus empregos deverão ser substituídos em um futuro próximo.
Vale notar que Mark Zuckerberg, CEO da Meta, já havia anunciado essa decisão em Janeiro deste ano. Segundo ele, a ação se mostra necessária para “elevar o padrão de gestão de desempenho” da empresa. Pelo menos até o fechamento desta matéria, a dona do Facebook seguirá com funcionários presenciais e híbridos. Com isso, o corte de aproximadamente 3 mil postos de trabalho é visto como uma medida drástica, mas necessária.
Cortes em outras empresas
Nos últimos meses, o setor de tecnologia como um todo tem enfrentado uma série de reestruturações, com grandes nomes também reduzindo suas equipes. Fatores como otimização de custos e a adaptação a um mercado em constante mudança estão entre os principais motivos das reestruturações internas. Além disso, a inflação crescente e a incerteza econômica também contribuíram para essas novas estratégias.