Após a Microsoft encerrar o suporte ao Windows Phone, agora ficamos cientes daquilo que já sabíamos, ou seja, o Windows 10 Mobile está indo lentamente para o “cemitério da Microsoft”.
Joe Belfiore, vice-presidente da divisão móvel da empresa, em seu Twitter, confirmou que a Microsoft continuará apoiando a plataforma com correções de erros e patchs de segurança, mas nenhum novo recurso ou hardware será lançado. Dessa forma podemos entender que o sistema foi oficialmente “morto”.
Of course we'll continue to support the platform.. bug fixes, security updates, etc. But building new features/hw aren't the focus. 😟 https://t.co/0CH9TZdIFu
— Joe Belfiore (@joebelfiore) October 8, 2017
Em outro tweet, o executivo explica a decisão. Ele afirma que a gigante de Redmond trabalhou arduamente para que os desenvolvedores apoiassem sua plataforma, até mesmo oferecendo altas quantias em dinheiro, mas infelizmente não conseguiram parceiros. O baixo números de usuários do sistema cooperou e muito para esse fracasso.
We have tried VERY HARD to incent app devs. Paid money.. wrote apps 4 them.. but volume of users is too low for most companies to invest. ☹️ https://t.co/ePsySxR3LB
— Joe Belfiore (@joebelfiore) October 8, 2017
Ao invés de criar um novo sistema operacional, a Microsoft está focada em melhorar a ligação de seus serviços entre o smartphone e PC. O navegador Edge da empresa é um projeto que já chegou ao iOS e em breve chegará ao usuários do Android.
O Windows 10 Mobile vem a cada mês “sumindo” nos dados de marketshare global, e isso não é de hoje. Então não espere nenhuma novidade em seu dispositivo móvel com Windows, apenas correções (ao menos isso).