Em um extenso post, a Microsoft revelou ao mundo as especificações do seu novo console Xbox Series X, e prometeu dar ainda mais detalhes para desenvolvedores nesta semana.
Sua CPU é baseada em arquitetura de 7 nanômetros – é uma AMD Zen 2 customizada com 8 núcleos correndo até 3.8GHz.
A GPU é uma AMD RDNA 2, também customizada, com 12 teraflops de processamento e 52 unidades de computação, cada uma a 1.825GHz.
O videogame ainda terá 16GB de memória, divididas entre a GPU (10GB), Sistema Operacional (2.5GB) e sistema (3.5GB). Haverá também um SSD de 1TB NVME e a opção de expansão para mais 1 TB através das portas USB 3.2 na traseira.
O Xbox Series X conseguirá rodar os jogos nativamente a resolução de 4k a 60fps, com opção de aumentar para 120fps, e até 8k, em alguns casos.
A Microsoft liberou 2 demos de loading de jogos no novo console, além da habilidade “Quick Resume”, que permite abrir e jogar mais de 1 jogo ao mesmo tempo.
Isso se deve graças ao estado salvo do jogo, que é feito diretamente no SSD, permitindo que o usuário continue jogos de onde parou, mesmo se o videogame for desligado abruptamente ou se houver alguma atualização.
O Series X ainda terá a tecnologia Ray tracing para trazer gráficos ainda mais realistas, melhorando ainda as sombras e a luz nos games.
Mais detalhes sobre o console ainda serão revelados esta semana, conforme dissemos, e o videogame estará disponível ainda este ano.