A Motorola pegou seus fãs de surpresa na última segunda-feira 17) ao lançar com exclusividade no Brasil o seu novo celular de entrada, o Moto G15. Com o lançamento desse aparelho, os consumidores natos da linha Moto G estão ansiosos para ver como ele se compara ao seu predecessor, o Moto G14. Diante disso, vamos analisar nas próximas linhas as principais diferenças e melhorias entre as duas gerações.
Tela e Hardware
A Motorola resolveu inovar e trouxe no Moto G15 uma nova tela de 6.7 polegadas com resolução Full HD+. Apesar de manter a mesma resolução da geração passada, a tela agora fornece mais brilho máximo e promete chegar até 1000 nits, proporcionando uma experiência de visualização mais nítida e vibrante. Por outro lado, o Moto G14 possui um display menor de 6,5 polegadas com resolução Full HD+. Embora seja menor, ainda oferece boa qualidade de imagem.
Quanto ao desempenho, o Moto G15 conta com um chipset Helio G81 Extreme, que promete um desempenho melhorado para jogos e multitarefa. O hardware é acompanhado por 4GB de memória RAM e 256GB de armazenamento, conjunto bem completo para quem quer bom desempenho diário. Enquanto isso, o Moto G14 inclui um chip Unisoc T616 de 12nm, adequado para tarefas do dia a dia, mas não tão potente quanto o G81 Extreme.
Câmeras & Bateria
Falando em câmeras, o novo Moto G15 apresenta uma lente principal de 50MP e uma câmera ultrawide de 5MP, além de uma câmera frontal de 8MP para selfies. Já o Moto G14 traz uma configuração de câmera traseira dupla de 50MP e 2MP, com uma câmera frontal de 8MP. Na prática, o modelo mais novo promete melhores resultados levando em conta as últimas otimizações de software por parte da Motorola.
Em termos de bateria, a Motorola traz no modelo mais novo uma capacidade maior de de 5.200 mAh e suporte para carregamento rápido de até 20W. Com isso, ele vence o seu antecessor, que inclui uma clássica bateria de 5.000 mAh com carregamento mais lento de 15W.
Sistema Operacional
A Motorola tem mudado sua política de atualizações de software e o Moto G15 é o primeiro celular da empresa a sair da caixa com o sistema Android 15. Com isso, ele promete ao menos receber de duas a três atualizações de software, ideal para quem pretende passar mais tempo com o mesmo celular.
Quanto ao Moto G14, o modelo saiu da caixa executando o sistema operacional Android 13, mas provavelmente ainda receberá atualização para o mais recente Android 15.