Se você usa algum dispositivo com iOS, saiba que seu aparelho pode travar completamente graças a um link que está sendo espalhado pela internet. E o pior de tudo: não é preciso clicar na URL para o congelamento acontecer, basta o sistema pré-carregar a página.
O maior afetado nisso tudo é o iMessage, no entanto, o bug pode atingir outros apps. Usuários perceberam que o Safari, navegador padrão do iOS, pode apresentar lentidão e pequenos travamentos, ou em alguns casos, congelamento completo do gadget. Após a abertura do link, o aparelho também começa a consumir exageradamente a bateria.
Os usuários do Windows (PC) e Android não são afetados, já que ao abrirem o link, a página fica apenas carregando. Porém, há algumas formas de se proteger. Recebeu o link? Apague completamente o histórico de mensagens do contato que lhe enviou a URL.
Outra forma mais radical, porém eficaz, é bloquear o acesso ao site. Como o link é enviado do repositório de desenvolvimento do GitHub, basta você “pedir” ao sistema que restrinja o acesso, indo em “ajustes > restrições > sites”. Após isso, insira a ULR “github.io”. Lembrando que é necessário ativar a opção “somente sites específicos”.
Antes de mais nada, não se trata de uma tentativa de golpe ou link malicioso, apenas algum “espertinho” se aproveitou de uma falha no sistema para trollar as pessoas. Até agora, a Apple não se pronunciou sobre o caso.