A Anatel decidiu definitivamente realizar uma caça as bruxas no que tange equipamentos não homologados no Brasil.
A maior prova disso é que nos últimos meses a estatal vem tomando medidas drásticas contra esse tipo de equipamento. Aliás, um bom exemplo foi o bloqueio realizado em milhares de aparelhos no último dia 08.
Desta vez, a agência apreendeu após fiscalização cerca de 126 mil produtos irregulares. Além disso, também foram confiscados mais de 60Km de cabo ótico. Juntos, o custo estimado desses produtos chega a casa de 1,2 milhão de reais.
A homologação destes produtos é requerida, para provar que os mesmos atendem as normas vigentes em nosso país. Os produtos foram apreendidos em galpões de 5 diferentes estados do Brasil. Dentre eles podemos elencar: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e São Paulo.
Outrossim, está não foi a primeira ação da Anatel neste sentido no ano. Ainda em maio, a empresa apreendeu mais de 25 mil produtos avaliados em cerca de 18 milhões de reais.
Vale destacar que smartphones de fabricantes internacionais como HT, Huawei, Xiaomi entre outras não podem ser apreendidos pois possuem certificado de homologação internacional, de acordo com os países que são produzidos.