O sistema de pagamentos PIX passou por grande estabilidade na manhã do dia 14 de outubro de 2024. De acordo com muitos usuários de diversas instituições financeiras, ficou impossível utilizar o método de pagamento. O Banco Central (BC) admitiu problemas técnicos que afetou bancos como o Intel, Nubank, Banco do Brasil e Bradesco.
O que aconteceu?
Segundo informações obtidas pela plataforma DownDetector, pelo menos 93% das falhas registradas estavam relacionadas ao sistema do Banco Central. A instabilidade teve início por volta das 10h30 e seguiu em frente até aproximadamente 11h50, criando um clima de incerteza e frustração entre os usuários (inclusive eu).
Para tranquilizar a população, o Banco Central reconheceu em comunicado que “problemas técnicos no SPI” (Sistema de Pagamentos Instantâneos) afetaram o funcionamento do PIX. No entanto, vale destacar que as equipes do BC agiram rapidamente a fim de normalizar o serviço, que voltou a operar normalmente por volta das 12h35.
Resposta dos bancos & usuários
Como esperado, muitos usuários recorreram às redes sociais a fim de compartilhar sua indignação com o problema. Ao mesmo tempo, bancos afetados também se manifestaram sobre a situação. O Bradesco, por exemplo, reiterou que a intermitência foi breve e que o serviço já estava funcionando normalmente. Além disso, o banco C6 também confirmou a instabilidade.
Certamente, esse tipo de falha ressalta a importância da transparência nas operações financeiras.