Já se perguntou alguma vez se o seu celular está te escutando? Um novo vazamento acaba de revelar algo surpreendente sobre isso. De acordo com informações reveladas pelo site 404 Media, uma empresa chamada Cox Media Group (CMG) lançou um software capaz de captar sons via microfone de dispositivos como smartphones ou assistentes virtuais como a Alexa.
Segundo consta, a CMG revelou tal software a potenciais clientes, deixando claro sua capacidade de coletar dados de áudio para criar anúncios segmentados com o auxílio de inteligência artificial. Além disso, a fabricante alegou que tal software é capaz de reconhecer consumidores “prontos para comprar” ao analisar suas conversas e comportamentos durante o dia.
Como Funciona?
A empresa citada acima tem feito muito estudos para conseguir desenvolver tal software de captura de vozes. Para isso, utiliza mais de 470 fontes para coletar e analisar o comportamento dos usuários. Diz-se que o software ainda é capaz de registrar pelo menos 1,9 trilhão de comportamentos diariamente. No entanto, tudo isso tem um preço: US$ 100 a US$ 200 dólares, dependendo da área de alcance desejada.
Veja também:
- Tecno Spark 30C chega com tela de 120 Hz e câmera tripla
- Galaxy S24 FE surge em novas imagens confirmando design
Curiosamente, empresas conhecidas do público como Google, Amazon e Meta foram citadas pela CMG. Isso levanta destaca a necessidade de maior transparência e regulamentação no uso de tecnologias que podem invadir a privacidade dos usuários. Em nenhum momento a empresa citou qual tipo de dispositivo é capaz de usar esse software. Contudo, apresentou imagens de pessoas usando celulares, sugerindo que smartphones estão entre os dispositivos que suportam tal software.