A Qualcomm oficializou um novo processador para celulares acessíveis, o Snapdragon 6 Gen 3. Ele conta com 4 núcleos Cortex-A78 rodando a 2,4 GHz e 4 núcleos Cortex-A55 de eficiência energética rodando a 1,8 GHz. Há também uma GPU Adreno 710 e suporte para memória RAM do tipo LPDDR4x e LPDDR5. Como resultado, promete pelo menos 30% mais desempenho que o seu antecessor.
Em termos de tela, o Snapdragon 6 Gen 3 suporta painéis Full HD+ com taxa de atualização de 120 Hz. O novo chip também permite gravação de vídeos com resolução 4K a 30 FPS. Focado em jogos, o Snapdragon 6 Gen 3 conta com vários recursos do Snapdragon Elite Gaming. Um dos destaques é o sombreamento de taxa variável, que garante mais desempenho. Além disso, a tecnologia Qualcomm Game Color Plus melhora itens como cores, nitidez e detalhes.
Veja também:
- Infinix Zero 40 5G lançado com Dimensity Ultimate e tela AMOLED
- Realme Note 60 é lançado com preço baixo e câmera dupla
Sobre câmeras, a Qualcomm trouxe suporte para lentes de até 200MP com a promessa e redução de ruído via inteligência artificial (IA). Falando em conectividade, o novo processador suporta redes Wi-Fi 6 e 6E, enquanto a tecnologia FastConnect da Qualcomm garante conexões sem fio mais estáveis. Além disso, traz mais destaques como suporte para armazenamento interno USF 3.1 e Bluetooth 5.2.
Como visto, o novo chipset da Qualcomm promete equipar diversos celulares de entrada e intermediários que visam bom custo-benefício. Ainda não há previsão de chegada no mercado. No entanto, empresas como a Samsung, Xiaomi e Huawei são as mais cotadas para lançar algum celular com ele no futuro.