DESEMPENHO
O Galaxy Alpha tem duas versões, uma com chip Snapdragon 801 e outra com chip Exynos Octa 5430. Para o Brasil a Samsung trouxe o modelo com seu próprio chip, ou seja, o Exynos. Para quem ficou preocupado devido ao fiasco do S4 com chip Octa, não se preocupe, pois essa versão não tem problema de aquecimento. Ele conta com 8 processadores, sendo divididos em 4 núcleos Cortex-A15 rodando a 1.8 GHz e 4 núcleos Cortex-A7 rodando a 1.3 Ghz. Aliado ao conjunto tem a GPU Mali-T628MP6, 2 GB de memória RAM e 32 GB de memória interna (aproximadamente 25 GB livres).
Na prática o conjunto do Alpha faz bonito, sendo um aparelho muito rápido e bem fluído. A interface da Samsung, a TouchWiz evoluiu muito e hoje praticamente não tem lags e não é pesada, pois o aparelho respondeu muito rapidamente aos comandos. Abrimos vários aplicativos e alternamos entre eles de forma praticamente instantânea. O multitarefa é garantido com os 2 GB de RAM, sendo que abrimos Facebook, Mensagens, Telefone, Play Store, Chrome (2 abas), Configurações e S Health e o smartphone respondeu rapidamente, alternando entre eles de forma bastante ágil e nada de lags.
Em testes sintéticos o Alpha simplesmente foi o melhor smartphone que já testamos, ultrapassando a marca dos 50 mil pontos no AnTuTu (50278). Já no Quadrant ele alcançou 22120 pontos, o que só demonstra a performance do aparelho, já que ele superou até mesmo o Novo Moto X.
Em relação ao desempenho com jogos não há muito o que falar, pois ele roda qualquer game disponível atualmente na Play Store sem problemas. Rodamos o Brothers in Arms 3 e o Alpha rodou liso liso.
Em comparação com o iPhone 5S, o Galaxy Alpha não fica devendo em absolutamente nada. Pois tive a oportunidade de usar os dois e gostei mais até do Samsung.
SISTEMA
Para quem já usou algum Galaxy de 2014 para cá o Galaxy Alpha não traz grandes novidades, embora tenha algumas mudanças na interface se compararmos com o S5. A grande evolução no quesito sistema está na estabilidade e fluidez, que aumentou muito ao longo das atualizações que a Samsung fez na TouchWiz. Durante todos os testes o aparelho não travou e nem engasgou em nenhum momento.
O Android que vem no Galaxy Alpha é o KitKat 4.4.4 já de fábrica. Por enquanto a Samsung não se manifestou em relação ao update para o Android 5.0 Lollipop, porém é muito improvável que ela abandone o Alpha sem atualização.
Em relação aos recursos que a Samsung manda, o Alpha se destaca pelo leitor biométrico e leitor de batimentos cardíacos. Ficou faltando apenas ser resistente a água. Na prática o leitor de impressão digital é muito prático e ajuda no dia a dia, mesmo que não seja tão preciso como o do iPhone. O aplicativo S Health também é muito bom e bem completo, sendo muito mais simples de usar que o Saúde da Apple. Outro destaque é o S Voice, o assistente de voz da Samsung.
SOM
O sistema de áudio do Alpha é apenas modesto. Não tem um grande volume, mas é suficiente. O alto-falante fica na parte inferior próximo a entrada microUSB. É bom porque ao colocar ele sobre a mesa não abafa o som. Mas na hora de jogar não vai ser raro tapar a saída de áudio.
Os fones encaixam bem nos ouvidos e possuem boa qualidade, abafando bem o áudio externo e entregando uma qualidade bacana. Mas nada de extraordinário, ele tem o esperado na faixa de preço.
Respostas de 2
Quero saber se a câmera frontal é boa para fazer snapchat? video conferências ? e pra selfies. Quero saber se a câmera frontal do iphone 5s é melhor. Vlw respondam por favor
André,
Não testamos com esse app. Mas no geral a câmera é boa sim.