DESEMPENHO
O smartphone conta com processador quad-core de 1.2 GHz, 512 MB de memória RAM, 8 GB de memória interna e GPU Adreno 302 e sem dúvidas um grande destaque na faixa de preço do Lumia 630 é seu desempenho. Ele responde muito bem nas tarefas do dia a dia, abrindo rapidamente qualquer aplicativo que vem no aparelho. Além disso, as redes sociais também tem uma boa performance.
O multitarefa ficou bastante comprometido pelo Lumia só ter 512 MB de memória RAM, o que faz com que poucos aplicativos fiquem abertos, sendo necessário o 630 abri-los novamente ao voltar para o app, como por exemplo: várias abas do navegador IE, ou alternar entre Whats, Facebook e Navegador, pois geralmente ele fecha algum e aparece a mensagem retomando, onde o aplicativo é reiniciado. Isso atrapalha mais na navegação com várias abas, mas acontece também em smartphones com Android que possuem 1 GB de RAM.
Mesmo com 512 MB de RAM, o desempenho não é prejudicado, pois ele é bastante fluído e com boas respostas, o que é um destaque do Windows Phone.
Rodamos alguns jogos e o desempenho em títulos mais básicos, como Subway Surfers, AE Xtreme Moto, AE Fruit Slash rodam muito bem, já games mais pesados como Asphalt 8 nem chegaram a iniciar o jogo, travando na tela de seleção. Nesse quesito, a linha anterior com Lumia 520, 620 eram melhor para games com GPU Adreno 305.
SISTEMA
O Lumia 630 foi o primeiro aparelho da Nokia a chegar no Brasil com Windows Phone 8.1. Além do sistema atualizado e cheio de melhorias, ele é o primeiro aparelho com Windows Phone dual chip e com TV digital.
O WP 8.1 é um dos melhores sistemas atuais em questão de estabilidade e fluidez. É um sistema que roda de forma similar em aparelhos tops e também nos de baixo custo, como é o caso do 630. Coisa que o Android não consegue, sendo uma diferença enorme entre um S5 e um Galaxy S Duos 2, por exemplo.
Com a nova versão do sistema, o aparelho ganhou notificações rápidas, é possível mudar fundo dos widgets, assim como colocá-los em variados tamanhos:
O sistema dual chip dele é um pouco diferente, pois ele tem um discador para o chip 1 e outro para o chip 2, assim como mensagens. O que facilita para não confundir na hora de fazer as ligações e enviar mensagens.
Infelizmente não tivemos a oportunidade de testar a TV digital por falta de sinal em nossa localidade. Mas o aplicativo é prático, já que ao abrir ele já faz a busca automática por canais disponíveis.
SOM
O som do Lumia 630 é bem alto e limpo, mesmo no volume máximo ele não distorceu, mas é claro que praticamente não há graves, o que já é totalmente esperado de um aparelho de baixo custo. Um ponto positivo é que mesmo colocando ele sobre a mesa, o aparelho não teve o som abafado.
Falando dos fones, eles são bem simples tanto na aparência, como na qualidade. Ele não tem as borrachinhas de silicone como os modelos melhores. A qualidade do áudio também deixa a desejar, pois não há graves e o volume poderia ser melhor, embora é suficiente. Porém tudo dentro do esperado para faixa de preço.