TELA
A Asus equipou o seu principal smartphone com um display IPS de 5.5 polegadas com resolução Full HD, um tamanho bacana, porém as bordas ainda grandes deixam o aparelho bem grandinho com mais de 15 cm. Para efeito de comparação, o Moto X Play tem 14,8 cm.
O display tem um bom recurso para quem gosta de cores mais vibrantes, onde é possível colocar o modo vívido, mas é possível também personalizar de acordo com o gosto do usuário.
O brilho é suficiente para não deixar o usuário na mão quando usar a luz do dia, porém ainda sentimos um pouco de reflexos. Comparando com o Z3 Compact, o brilho do Zenfone é muito inferior.
A qualidade da tela é boa, mas na da excepcional. O painel IPS garante bons ângulos de visão e boa qualidade de cores. Mas comparando com Galaxy S5 e G3, o Smartphone da Asus fica atrás.
BATERIA
Quando a Asus equipou o aparelho com 3000 mAh e isso animou muita gente, mas na prática se mostrou uma decepção. Isso por conta do chip Intel, que consome mais que o Snapdragon dos concorrentes.
Bateria tem boa capacidade, mas na prática deixa a desejar
Com uso moderado, o máximo que nós conseguimos foi pouco mais de 1 dia e algumas horas, isso usando apenas a rede WiFi, certamente com o uso de dados o tempo seria menor, mas também o tempo de tela com mais de 4 horas. Para usuários mais avançados, certamente ele não conseguirá ficar muito tempo longe da tomada.
Uma coisa estranha que notamos é que em todos os aparelhos que testamos, o maior consumo fica na tela, enquanto o Asus a porcentagem é muito maior no Sistema Operacional do Android, o que indica que uma otimização no sistema pode diminuir o consumo e aumentar a autonomia do Zenfone 2.
É bom ressaltar que a bateria não pode ser removida pelo usuário, o que dificulta reparo em um futuro ou até mesmo comprar uma extra para usar em momentos de emergência.
Um ponto positivo fica pelo rápido carregamento da bateria. Essa versão que avaliamos tem um carregador mais potente, o BoostMaster com 18W. Em 40 minutos você já tem 60% de carga, o que ajuda e muito, até porque é preciso utilizar bastante o carregador.
CONCLUSÃO
A Asus vem acertando progressivamente em seus novos smartphones e com o Zenfone 2 não foi diferente. Ele oferece muito mais hardware que qualquer outro aparelho em sua faixa de preço! Tem um processador Intel muito potente e incríveis 4 GB de memória RAM. A versão testada tem ótimos 32 GB e ainda aceita cartão de memória até 64 GB e no kit dessa versão temos um carregador mais potente.
Mas é preciso dizer que o Zenfone 2 não é perfeito. A Asus derrapou no sistema, que é muito cheio de aplicativos desnecessários, também não gostamos do tamanho dele, sendo exagerado, mesmo para um modelo de 5.5″, ele é consideravelmente maior que os outros.
Porém sem dúvidas o Zenfone 2 é uma grande compra! É um Smartphone que oferece muito mais performance que qualquer outro, com respostas quase instantâneas em todos os momentos e um multitarefa sem comparação.
Para quem procura um smartphone com altíssimo desempenho, suporte para 2 chips e não liga muito em recarregá-lo com mais frequência, o Zenfone 2 vai te atender muito bem!