No mês passado, diversas pessoas tiveram sérias dores de cabeça envolvendo a importação de smartphones. Acontece que a Receita Federal começou a reter alguns dispositivos, enviando-os diretamente para a Anatel. Procurada sobre o caso, a Anatel informa que isso se trata de um procedimento que visa verificar se esses aparelhos são de fato seguros ao usuário.
Assim, a Anatel informou quais são as categorias e os procedimentos utilizados para a homologação dos celulares e eletrônicos que chegam em nosso país pelos Correios. Dessa forma, temos os smartphones, baterias de smartphones, TV Box, rádio de comunicação, drones e roteadores. Ao importar qualquer um desses eletrônicos para o Brasil, o usuário deverá estar ciente dos riscos das taxas caso estes necessitem passar pelo processo de homologação.
Veja também:
- Moto X4 começa a receber o Android 9.0 no Brasil
- Moto G7 Power chegará em breve com bateria de 5.000mAh
- Oppo revelará seu primeiro smartphone dobrável no MWC 2019
- iPhone XR é o mais vendido da nova geração
A propósito, vale notar que aparelhos de marcas famosas como a Xiaomi, , Huawei, Honor, OnePlus, Vivo, Meizu, ZTE, Oppo, Nubia, HTC, Asus e Google não estão inclusos nesse processo, devido ao fato de já serem homologados por agências internacionais.
ATENÇÃO: Quer receber os melhores descontos da Internet? Entre em nosso Grupo no WhatsApp e receba as melhores promoções e cupons! Pegue seu Convite AQUI.
Respostas de 4
Eu ia questionar justo as informações do último parágrafo da matéria, pois são Marcas e aparelhos importados para vários países inclusive com até maior e melhor estrutura de rede que nós, então estão para lá de certificados e seguros para uso, qual seria a finalidade de passar por nova avaliação por nossa ilustre agência que não faz nada de realmente útil ao consumidor, a não ser representar o já famoso Cartel de Operadoras de Celular, e Tv a Cabo, tá de brincadeira viu…tomara que o governo do Bolsonaro reveja estas questões porque esta insustentável, quando uma teta acaba o leite, eles querem arranjar outra a todo custo!
Comprei um TVBOX da Xiaomi há 2 meses e a Anatel não autorizou a importação. O produto foi devolvido e agora estou tendo trabalho de resolver o estorno da compra no meu cartão de crédito. Lamentável essa Anatel. Pura pilantragem!
Que sacanagem hein cara, fala sério, esses pau no c. só quer atrasar nosso lado, vagabundos!!!
Seus artigos são bem informativos, vendo que muitas pessoas buscam informações relevantes, muito bom quando encontramos conteúdo de qualidade como esse, parabéns