Em uma tentativa de ajudar o planeta e reduzir lixo eletrônico e economizar nos gastos, empresas como a Samsung e Apple começaram a vender smartphones sem carregador na caixa. No entanto, órgãos públicos não ficaram satisfeitos com a decisão e saíram em defesa do consumidor.
De acordo com o que foi revelado, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) propôs um “Termo de Ajustamento de Conduta” (TAC) para ambas as fabricantes. No caso, o órgão tem como principal objetivo obrigar a Samsung e a Apple a vender seus smartphones com carregador na caixa. Contudo, caso as empresas não cheguem em um acordo, poderão ser multadas em até 10 milhões.
Para quem não sabe, as empresas já haviam sido notificadas sobre essa ação no final do ano passado. Na época, a Apple informou que retirou os acessórios da caixa para “reduzir o impacto ambiental”. Ao mesmo tempo, a Samsung também se mostrou preocupada com meio ambiente e utilizou isso como justificativa para remover o carregador das caixas. Todavia, a Senacon não aceitou essas explicações.
Veja também:
- Redmi Note 10 versão de 128 GB está em oferta por R$ 1175
- Moto G20: Imagens e principais especificações reveladas
- Realme 8 5G estreia com processador Dimensity 700 e tela de 90 Hz
- Suposto Realme 8 Pro 5G surge no Geekbench com Snapdragon 750G
Pedro Aurélio Queiroz, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da Senacon, revela em nota: “Banir simplesmente o item da embalagem dificulta o entendimento da população em geral, sem que efetivamente seja garantida a diminuição da quantidade de lixo eletrônico”. Em defesa do consumidor, Pedro conclui: “É importante que as empresas tenham estratégias de diálogo educativo sobre o uso consciente dos adaptadores de energia, reinventando o hábito de consumo para que os consumidores criem a consciência ambiental que se espera”.
E você, acha correto as fabricantes venderem seus smartphones sem um carregador na caixa? Deixe-nos saber a sua opinião nos comentários abaixo!.