A Samsung acaba de dar o próximo passo com a chegada oficial do Exynos 2600, novo processador móvel da marca para flagships. De forma oficial, chega com o pomposo título de primeiro processador para smartphones do mundo construído sob a litografia de 2 nanómetros. É um passo audacioso, que coloca a empresa frente à concorrentes como a Qualcomm e MediaTek.
O que o Exynos 2600 entrega?
O Exynos 2600 apresenta uma configuração de CPU de 10 núcleos baseada na arquitetura Arm v9.3. Entre os destaques técnicos, temos um núcleo principal C1-Ultra que atinge a marca dos 3.8GHz. De acordo com o que foi revelado, entrega até 39% mais performance que a geração anterior, sem abrir mão de economia de energia.
A inteligência artificial está mais presente aqui do que nunca. No caso, a Samsung adicionou uma nova Unidade de Processamento Neural (NPU) integrada no chip que promete um desempenho 113% superior em tarefas de IA. Além disso, a segurança foi reforçada com a introdução de criptografia pós-quântica baseada em hardware.
Para quem joga, o novo chip promete ser o melhor até agora. Afinal, traz uma GPU Xclipse 960 que fornece o dobro do desempenho computacional e uma performance de ray-tracing 50% superior. Por outro lado, também se destaca em câmeras com transporte para sensores de até 320 MP e um sistema de percepção visual baseado em IA que promete capturar imagens com mais precisão.

Quando chega?
A previsão é que o Exynos 2600 chegue ao mercado em meados de fevereiro de 2026. Ele fará sua estreia oficial integrado à linha Galaxy S26, o próximo grande lançamento da Samsung.