Consumidores de compras internacionais terão que se deparar com mais uma mudança negativa nos próximos dias. Afinal de contas, a partir do próximo sábado (27), a famosa “taxa das blusinhas” começa valer para as compras feitas nas plataformas Shopee e AliExpress. A informação foi confirmada pelas próprias empresas nesta segunda-feira (22).
Para quem não sabe, a famosa “taxa das blusinhas” também é conhecida como Imposto sobre Produtos Importados (II). Na prática, trata-se de um imposto de 20% cobrado sobre compras internacionais de até US$ 50. A medida, que entrou em vigor em 2 de janeiro deste ano, tem como alvo combater a sonegação fiscal e garantir a igualdade de preços com o comercio nacional.
Veja também:
- Redmi Pad SE 8.7 aparece em imagens antes do lançamento
- MAIS CARO: Netflix remove plano mais barato sem anúncios
Infelizmente, o consumidor brasileiro sofrerá com o aumento dos impostos nesse tipo de compra online. Com a nova medida, quem realizar compras nas plataformas a partir deste sábado já estará sujeito ao pagamento da taxa. Como resultado, o preço final do produto poderá ser até 44,5% maior do que o valor anunciado, já que a taxa se soma ao ICMS de 17% já existente.
De acordo com as plataformas, a antecipação da cobrança tem como objetivo se adequar ao novo sistema de tributação e facilitar o processo de importação para os vendedores. Além disso, ao coletar o imposto antecipadamente, as empresas esperam evitar atrasos nas entregas e problemas na regularização das mercadorias.
Dicas para comprar online com mais segurança:
- Pesquise bastante antes de comprar e escolha lojas confiáveis;
- Leia atentamente a descrição do produto e as políticas da loja;
- Verifique o valor do frete e se há taxas adicionais;
- Utilize formas de pagamento seguras;
- Guarde todos os comprovantes de compra!