Nesta quarta-feira, a Qualcomm apresentou a plataforma móvel Snapdragon 710. Primeiro chipset do Snapdragon 700, o processador é construído usando o processo de 10nm e inclui um mecanismo de inteligência artificial multi-núcleo e processamento de rede neural.
Na prática, o Snapdragon 710 permitirá que aparelhos de baixo custo sejam capazes de fazer com precisão recursos só possíveis anteriormente em aparelhos. Para se ter uma ideia, comparado ao chipset Snapdragon 660, o novo chip oferece o dobro de melhorias em aplicativos de IA.
O CPU octa-core é composto de dois núcleos Kryo 360 customizados de alto desempenho rodando a 2.2GHz para fazer o trabalho pesado. Os seis núcleos restantes do Kryo 360 têm uma velocidade de clock de 1.7GHz e são empregados para limpeza geral. A placa gráfica suportada será a GPU Adreno 616. Todo esse conjunto possibilitar abrir os aplicativos até 15% mais rápido em comparação com processadores inferiores.
O poderoso Snapdragon 710 Mobile Platform ainda terá como foco a IA (inteligência artificial), sendo capaz de realizar as atividades no dispositivo com rapidez e eficiência. Por exemplo, um dispositivo alimentado pela Snapdragon 710 Mobile Platform usará 40% menos energia para jogos e reprodução de vídeo HDR 4K, garantindo muito mais tempo de bateria nos smartphones. Além disso, o Quick Charge 4+ será capaz de carregar uma bateria de 0% a 50% em apenas 15 minutos.
Falando em conectividade, o novo processador suporta as mais recentes melhorias no que se diz respeito a rede 4G LTE, incluindo 4×4 MIMO, que permite velocidades de download 70% mais rápidas em áreas com sinal fraco.
Veja também:
-
Meizu Pro 6 Plus: processador potente da Samsung e tela QuadHD por R$728
-
Vazam detalhes dos processadores Qualcomm Snapdragon 710 e 730
A Qualcomm afirma que o novo processador ainda virá com “recursos Wi-Fi de última geração e áudio multicast Bluetooth 5 aprimorado, com suporte para fones de ouvido sem fio com consumo ultra baixo de energia “.
No departamento das câmeras, o Snapdragon 710 também é poderoso. Ele está equipado com o novo Qualcomm Spectra 250 ISP, que captura fotos e vídeos com aparência profissional. Em condições de pouca luz, ajuda a fornecer imagens superiores. Ele também suporta “redução de ruído, auto-foco rápido, estabilização de imagem, zoom suave e efeitos bokeh em tempo real”.
Sem dúvidas, com a chegada desse novo processador, a margem de diferença entre os aparelhos intermediários e tops de linha irá certamente diminuir. O novo Qualcomm Snapdragon 710 estará disponível ainda esse trimestre em algum dos próximos smartphones que serão lançados.