Pesquisar
Close this search box.

TIM quer união das operadoras para melhorar serviços e reduzir custos

Sabemos que o território brasileiro é bastante extenso, o que causa uma certa dor de cabeça para as operadoras de telefonia móvel garantirem um sinal de qualidade para seus clientes. O CTO da TIM, Leonardo Capdeville, sugeriu que as operadoras que operam no Brasil se unam para criar um sistema de “compartilhamento completo” ou “full sharing”, como também é conhecido. Dessa forma, TIM, Claro, Vivo e Oi iriam usar uma grande rede em cidades com menos de 30 mil habitantes.

Em entrevista ao site Mobile Time, Capdeville informa: “O Brasil é um país extremamente heterogêneo. Quanto mais você caminha para o interior, mais cara é a prestação de serviços, seja pelo investimento seja pelo custo de manutenção. No interior, tem alto custo, alto investimento e baixa densidade populacional, o que significa limitação de receita. Prestar serviço nessas áreas é extremamente oneroso. A grande maioria dessas pequenas cidades são deficitárias do ponto de vista de retorno do investimento. Se pegarmos as cidades abaixo de 30 mil habitantes, qual a necessidade de ter duas ou três redes físicas operando? Porque não ter uma única rede física, com serviço de melhor qualidade, compartilhando os meios físicos, o espectro e a eletrônica?”.

Lembrando que o compartilhamento de rede já acontece no país, como no caso TIM e Oi, por exemplo, que compartilham a rede 4G na frequência 2,6 GHz. O CTO acredita que a Anatel teria um papel fundamental nesse projeto. Mas seria preciso antes convencer as demais operadoras. “Temos tentado um diálogo com as outras operadoras a esse respeito. É um plano que faz sentido. O que não conseguimos é casar uma agenda para que isso passe a ser incorporado nos planos industriais das empresas”, relata o CTO da TIM.

Publicado por:

Picture of Felipe Lupetti

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Comentários:

Deixe um comentário

Destaques

3 celulares até R$ 2 mil para comprar em oferta hoje no Mercado Livre

Motorola Edge 50 de 512GB despenca de preço neste final de semana

Motorola Moto G67 Power estreia com bateria de 7.000mAh

Últimas Notícias
Seleção

3 celulares até R$ 2 mil para comprar em oferta hoje no Mercado Livre

Promoções

Motorola Edge 50 de 512GB despenca de preço neste final de semana

Notícias

Motorola Moto G67 Power estreia com bateria de 7.000mAh

Promoções

Galaxy S25 Plus 512 GB tem queda de preço e vira o melhor custo-benefício