Interfaces personalizadas, como a OxygenOS da OnePlus, já oferecem o modo escuro, que de acordo com a própria Google, ajuda a economizar a bateria dos smartphones. No entanto, o Android em si não entrega esse recurso por padrão, algo que deve mudar com o lançamento da versão Q.
Em uma postagem no rastreador de bugs do Chromium, Lukas Zbylut, funcionário da Google, revelou que o “Dark Mode” é uma função aprovada do Android Q. Além disso, foi dito que “a equipe trabalha para garantir que todos os aplicativos pré-carregados suportem o modo escuro nativamente. Mas para levá-lo com sucesso, precisamos que todos os elementos da interface tenham suporte nativo até maio de 2019”.
Levando em consideração o prazo de adaptação, é possível que veremos essa novidade durante o lançamento do Android Q no Google I/O deste ano. De qualquer forma, a fala do funcionário da Google não “carimbou” com toda certeza a implementação desse recurso. Afinal, a gigante das buscas pode deixar de lado, se os testes não saírem como o esperado ou se os aplicativos não conseguirem cumprir o prazo estabelecido.
Entretanto, se o “Dark Mode” for inserido no Android Q, de acordo com Lukas, ele poderá ser encontrado em “configurações > tela > modo escuro”. Atualmente, vários aplicativos da Google já foram atualizados para entregarem o modo escuro, tais como o Youtube, Mensagens, Contatos e Telefone, por exemplo.