Após vários vazamentos e rumores, a Qualcomm finalmente oficializou seu novo processador topo de linha, o Snapdragon 8 Gen 1. Com novo esquema de nomeação, o chipset é o primeiro de 4 nm da Qualcomm e o primeiro do mundo a utilizar essa arquitetura.
Em termos técnicos, o novo Snapdragon 8 Gen 1 traz uma CPU de três núcleos como seus antecessores. Contudo, os núcleos atuais são baseados nos designs ARMv9. Assim, temos um grande núcleo Cortex-X2 de 3.0GHz, três núcleos de 2,5 GHz e quatro núcleos de eficiência rodando a 1.8GHz.
De acordo com a empresa, a nova CPU é até 20% mais rápida e é capaz de reduzir o gasto energético em 30% se comparado com o Snapdragon 888.
Em termos de GPU, o novo Snapdragon 8 Gen 1 vem equipado com uma nova placa Adren 730 que promete um ganho de 30% de desempenho e 25% de economia de bateria. Com novos recursos da Elite Gaming, as fabricantes poderão encontrar um equilíbrio entre o desempenho e o gasto de energia. Já o “Adreno Frame Motion Engine” permite que a GPU renderiza um jogo com o dobro da taxa de quadros. Como resultado, consegue manter o FPS com muito mais economia de energia.
Veja também:
- Blackview Tab 11: Conheça os destaques
- Lançamento iminente: Galaxy A13 4G aparece em imagens reais
- Redmi Note 11T 5G estreia com tela de 6.6″ e Dimensity 810
- Galaxy S20 FE recebe pacote de segurança de Novembro de 2021
Outro destaque é o recurso “Variable Rate Shading Pro”. Na prática, isso é um VRS baseado em imagem que deve simplificar a integração do VRS em diversos jogos. Além disso, a Qualcomm fechou parceria com várias fabricantes para que sua plataforma móvel ofereça o melhor desempenho nos smartphones.
Em conectividade, o novo processador inclui um modem 5G X65 integrado que suporta tanto a sub-6 quanto a mmWave. Traz também suporte para Wi-Fi 6 e 6E e agregação de operadoras para o uplink. Além disso, inclui suporte para Bluetooth LE Audio.
Espera-se que os primeiros smartphones com o novo Snapdragon 8 Gen 1 cheguem ao mercado antes do final de 2021.