A linha Edge da Motorola marcou o retorno da empresa para smartphones premium. Em Junho do ano passado, a fabricante oficializou o aparelho Edge 20 Pro, que trouxe um hardware avançado e construção premium. Meses depois, trouxe um sucessor chamado Edge 30 Pro que trouxe algumas mudanças importantes. Mas afinal, quais são as diferenças entre eles? Descubra no comparativo abaixo!
Construção & Hardware
Começando pela construção, tanto o Edge 30 Pro quanto o 20 Pro trazem um display OLED de 6.7 polegadas com resolução Full HD+ e suporta para taxa de atualização de 144 Hz. Curiosamente, o modelo mais antigo tem proteção Gorilla Glass 5 contra o Gorilla Glass 3 do modelo mais atual. Além disso, ambas as telas suporta HDR10+.
Sob o capô, o Motorola Edge 30 Pro trabalha com o mais avançado chip Snapdragon 8 Gen1 da Qualcomm, enquanto o Edge 20 Pro traz o chip Snapdragon 870. Apesar de mais antigo, o chip Snapdragon 870 também é capaz de rodar qualquer app ou jogo sem engasgo, assim mesmo o 8 Gen 1. Além disso, os dois aparelhos contam com 12GB de memória RAM e 256GB de espaço interno.
Bateria & Sistema
Sobre bateria, o Motorola Edge 30 Pro ganhou uma capacidade de 4.800 mAh que aceita carregamento rápido de 68W. Enquanto isso, o Edge 20 Pro tem uma bateria ligeiramente menor de 4.500 mAh que suporta carga rápida de 30W. Nos dois casos, a Motorola adicionou o carregador na caixa de varejo indo contra a proposta das suas principais concorrentes.
Veja também:
- Moto G22 é o novo smartphone da Motorola com tela de 90 Hz
- Galaxy M33 chega com bateria gigante, Galaxy M23 traz Snapdragon 750G
- Redmi Note 11S recebe aprovação da Anatel para venda oficial no Brasil
- Samsung lança os novos Galaxy A13 e A23 com telas de 6.6″ e câmeras de 50MP
Para sistema, o modelo mais atual sai da caixa com o mais atual Android 12 pronto para ser usado. Sobre atualizações, a Motorola prometeu no evento de lançamento que o aparelho terá suporta para mais 2 anos de atualizações de Android. Como resultado, terá atualizações até o Android 14. Por outro lado, o Edge 20 Pro tem atualmente o Android 11 pré-instalado e o possui atualizações garantidas até o Android 13.
Câmeras & Outros recursos
No departamento das câmeras, tanto o Motorola Edge 30 Pro são equipados com três sensores na parte traseira. Contudo, existem diferenças significativas nos sensores utilizados pela Motorola. Por exemplo, o Edge 30 Pro abriga uma lente principal de 50MP juntamente com uma câmera ultrawide de 50MP e um sensor de profundidade de 2MP.
Quanto ao Edge 20 Pro, ele vem equipado com uma lente principal traseira de 108MP junto com uma câmera telefoto de 8MP com zoom óptico de 5X e um sensor ultrawide de 16MP. Em relação às selfies, o modelo mais atual sai na frente com um sensor poderoso de 60MP contra 32MP do modelo mais antigo. Além disso, vale mencionar que ambos suportam gravações de vídeo em até 8K na câmera traseira.
Sobre outros recursos, os dois aparelhos suportam redes 5G móvel de última geração. No entanto, o Edge 30 Pro tem suporte para Bluetooth 5.2 mais moderno contra o 5.1 da geração anterior. Além disso, o novo Edge trouxe de volta o suporte para som estéreo, recurso presente nos smartphones Edge de 2020 que desapareceu na geração de 2021.