Recentemente a Lookout revelou que um grupo de seus pesquisadores descobriu um conjunto de malwares voltados ao Android OS, foram baixados pelo menos 2 milhões de vezes. Segundo os pesquisadores, os malwares envolvidos eram utilizados para roubo de informações e induziam os usuários a instalarem o vírus.
Pelo menos 32 aplicativos de quatro desenvolvedores diferentes faziam parte da mesma família, a BadNews, onde a maioria está em Russo e alguns em Inglês, como por exemplo um game chamado Savage Knife que foi instalado de 1 a 5 milhões de vezes, de acordo com a Google Play.
Os malwares entravam em contato com um servidor remoto a cada quatro horas para receber novas instruções e enviar dados dos usuários, como o número do telefone e o IMEI. Os usuários também recebiam falsas notificações de atualizações do software e links para outros aplicativos maliciosos.
A Google Play possui um sistema de detecção de Malwares, o problema é que os aplicativos maliciosos eram lançados limpos e depois atualizados como se fosse apenas um update de rotina. Todos os aplicativos maliciosos encontrados pela Lookout foram removidos pela Google.
Fonte: Lookout