Na hora de comprar um notebook muitas pessoas tem dúvidas em relação qual processador ideal para o seu tipo de uso. Quando falamos em uma mesma linha de processadores, como caso do Intel Core i7, fica ainda mais complicado escolher, já que existem vários modelos, alguns com pequenas diferenças e outras com muitas.
Hoje você confere um simples comparativo entre o Processador Intel Core i7 3537U x Intel Core i7 3632QM e você descobre qual ideal para seu uso.
Diferenças Técnicas
A principal diferença entre o Intel Core i7 3537U e o i7 3632QM é a quantidade de núcleos e Threads, pois enquanto o primeiro é um Dual-Core com 4 threads, o segundo é Quad-Core com 8 threads. Mas não para por ai, pois o i7 3632QM possui 6MB de cache L3, enquando o 3537U conta com 4MB. Outra diferença entre os dois está no TDP, já que o modelo Dual-Core tem apenas 17W de TDP, enquanto o i7 3632QM possui 35W. Além disso há outras diferenças conforme você confere na tabela abaixo:
Diferenças no Desempenho
Se na teoria há grandes diferenças, na prática não é diferente, pois o i7 3632QM mostrou-se bem superior no quesito performance. Confira o gráfico abaixo:
Como os processadores dividem mesma arquitetura (Família Intel Ivy Bridge), a performance quando executada em apenas 1 núcleo é idêntica, tendo variação insignificativa, como pode ser notado no resultado do Cinebench R10: Rendering Single CPUs 64Bit. Já quando falamos em desempenho em multitarefas ou tarefa que demande mais poder de processamento, o i7 3632QM tem grande vantagem, justamente por possui mais cores e threads, chegando a quase dobrar o resultado no Cinebench R10: Rendering Multiple CPUs 64Bit.
Conclusão
Sem dúvidas o i7 3632QM oferece um poder de processamento muito superior. Geralmente ele vem em notebooks com tela de 15.6″ ou superior e mais indicado para uso profissional com aplicações pesadas ou até mesmo games (aliado com boa GPU dedicada). Já o i7 3537U é mais indicado para quem procura um notebook mais portátil, pois vem em notebooks menores, além de seu menor consumo de energia permitir em geral maior autonomia longe da tomada, e mesmo sendo significativamente inferior, ele ainda sim oferece uma excelente performance e rodar bem os games (aliado com boa GPU dedicada).
Fonte: Notebookcheck
Respostas de 2
Por isso que não sou fã de ultrabooks, os processadores sempre são capados pra baixar o TDP. Esquenta menos, porém tem menos desempenho. Vai do uso de cada um.
Muito bom esse comparativo…
Parabéns pela iniciativa!