O Instagram está virando, cada vez mais, um novo meio de criminosos aplicarem golpes e fraudes, o mais recente exemplo disso é o InstLike, que prometia mais seguidores e curtidas, porém o que ele realmente fazia era furtar os dados de contas armazenadas no seu dispositivo e ganhar dinheiro as custas disso.
O InstLike dava 20 moedas diárias aos seus “usuários” e uma curtida custava uma moeda, já um seguidor custariam dez, mas você poderia comprar mais moedas, pagando com dinheiro real, lógico, e o menor pacote custava um dólar, algo perto de R$ 2,30, ou você podia recomendar o app, ganhando 50 moedas. O usuário precisaria utilizar o login e a senha do próprio Instagram e dava acesso irrestrito para que o app malicioso postasse, em nome do usuário, imagens, anúncios e até mesmo trocar seus dados de acesso a rede social. É estimado que 100 mil pessoas tenham sido vítimas do golpe.
O aplicativo passou despercebido aos olhos de muita gente, mesmo não usando a API do Instagram e solicitando diretamente o login e senha do usuário, só foi retirado do ar com um alerta da Symantec, sendo removido pelo Google e Apple, em 25 de Outubro, da loja do Android, e em 7 de Novembro, para a loja do iOS. Porém o site do aplicativo continua online e pedindo login de usuários.
Via: mashable