Análise: Galaxy S21 Ultra vale a pena em 2023?

Tela & Performance

A tela do S21 Ultra é um dos seus grandes destaques. Mesmo em 2023, o display Dynamic AMOLED 2x de 6.8 polegadas impressiona com sua alta qualidade e nível de brilho. A tela também conta com recursos extras como resolução QHD+, taxa de atualização de 120 Hz e proteção Gorilla Glass Victus contra riscos. Como resultado, promete agradar usuários que utilizam bastante o celular para vídeos, jogos e redes sociais.

Em termos de desempenho, o Galaxy S21 Ultra trabalha com um processador Exynos 2100, 12GB de memória RAM e 256G de armazenamento interno. Na prática, esse hardware entrega uma excelente performance no uso diário, ótima fluidez em jogos e um ótimo multitarefas com a enorme quantidade de RAM disponível.

Sistema & Recursos

O Galaxy S21 Ultra chegou ao mercado em meados de 2021 com sistema operacional Android 11. Atualmente, o modelo roda o sistema Android 13 com a interface One UI 5.1, mas a Samsung promete até 4 atualizações de software. Portanto, quem comprá-lo agora ainda terá ao menos duas grandes atualizações de software.

Em recursos, o Galaxy S21 Ultra é super completo. Ele é o primeiro da série a contar com suporte para caneta S Pen, recurso disponível anteriormente na linha Note. Além disso, traz mais vantagens como suporte para modo desktop (Dex), leitor de digitais por baixo da tela, reconhecimento facial, Samsung Pass e possibilidade de duplicar apps.

Bateria & Câmeras

Para quem não se lembra, o Galaxy S21 Ultra possui uma bateria grande de 5.000 mAh e suporte para carregamento rápido de até 45W. Em nossos testes, o modelo atingiu apenas 6 horas de tela ligada, um tempo considerado baixo para quem utiliza o smartphone com mais frequência. Por outro lado, a Samsung tentou contornar a situação incluindo suporte para carregamento sem fio.

Falando em câmeras, o smartphone ainda agrada com diversos recursos. Sua câmera frontal de 40MP é repleta de recursos e consegue gravar vídeos em até 4K a 60 FPS. Por outro lado, a parte traseira ainda impressiona com sua poderosa câmera de 108MP que registra vídeos em até 8K e câmera para zoom óptico de até 10X. Além disso, traz modo noturno em todas as câmeras e modo diretor (vídeos com duas câmeras simultaneamente).

Construção & Design

Mesmo com dois anos de mercado, o Galaxy S21 Ultra ainda segue agradando em termos de construção e design. Ele vem com um belíssimo acabamento lateral em alumínio, traseira em vidro e certificação IP68 contra água e poeira. No entanto, o peso acima da média e a protuberância das câmeras podem ser um incômodo para algumas pessoas.

Vale a pena em 2023?

Como visto em nossa análise, o Galaxy S21 Ultra tem praticamente tudo o que agrada em um smartphone. Ele traz ótima tela, performance, construção, suporte para atualizações e excelentes câmeras. Como ponto “negativo”, não entrega uma duração de bateria satisfatória para quem pretende passar horas com o smartphone em uso.

Sobre disponibilidade, o Galaxy S21 Ultra já teve a sua produção encerrada pela Samsung. Contudo, trata-se de uma excelente opção na faixa de R$ 2500 a R$ 3000 no mercado de aparelhos usados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo