Pesquisar
Close this search box.

Anatel quer acabar com eletrônicos não homologados em lojas online

A Anatel começou a mirar agora em lojas online que costumam vender eletrônicos piratas e pretende acabar com isso em breve. De acordo com o que foi revelado, a Agência enviou um comunicado para 12 lojas virtuais alertando sobre a venda de produtos não homologados.

Lojas como o Mercado Livre, Magazine Luiza, OLX, Amazon e Enjoei são algumas das que receberam o alerta. Segundo consta no ofício, os marketplaces terão que tomar medidas para reduzir a venda de equipamentos sem certificação. Além disso, a fonte diz que existe atualmente um “Plano de Ação de Combate à Pirataria” (PACP), que já eliminou mais de 1 milhão de produtos piradas.

Nesse sentido, as lojas foram alertadas de que precisam passar esses produtos pela certificação antes de estarem disponíveis nas lojas. E como esperado, os produtos devem passar por testes de laboratório para avaliar se não causarão danos aos consumidores.

Anatel quer o fim de eletrônicos não homologados no Brasil. (Imagem: Divulgação/Anatel)

Veja também:

No documento, a Anatel informa que as lojas devem adotar medidas para reduzir a disponibilidade de produtos irregulares. Tudo isso para “minimizar o risco de disponibilização em suas plataformas de produtos de telecomunicações não homologados”.

Em tempo, a Anatel já está atuando para acabar com a pirataria no Brasil. Por exemplo, durante o primeiro trimestre de 2021, a Agência recolheu cerca de 600 mil aparelhos irregulares. “TV Box, decodificadores de TV por assinatura, roteadores Wi-Fi, carregadores e baterias de celular”, por exemplo. Com isso, o número supera a demanda apreendida de todo o ano de 2020, que atingiu 542 mil produtos.

Publicado por:

Picture of Felipe Lupetti

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Comentários:

Deixe um comentário

Destaques

Novo celular da Realme vaza com tela AMOLED e bateria de 6000mAh

Samsung pode matar Galaxy S26 Plus em favor do Galaxy S26 Edge

Galaxy S25 FE terá tela com maior qualidade e carregamento mais rápido

Últimas Notícias
Notícias

Novo celular da Realme vaza com tela AMOLED e bateria de 6000mAh

Notícias

OFERTA | Motorola Edge 50 Fusion com preço inédito no Magalu

Notícias

Samsung pode matar Galaxy S26 Plus em favor do Galaxy S26 Edge

Notícias

Galaxy S25 FE terá tela com maior qualidade e carregamento mais rápido