Notícias

Aplicativo de mensagens Totok é utilizado para espionagem

Essa semana, o jornal New York Times revelou que o aplicativo de mensagens ToTok é uma ferramenta utilizada para espionagem pelo governo dos Emirados Árabes Unidos.

O app, que é muito popular no país, teria sido usado para o benefício das autoridades de inteligência e também para rastrear conversas dos usuários.

Ele foi lançado no início deste ano e baixado por milhões de pessoas no país, e na última semana havia entrado na lista dos mais baixados nos Estados Unidos.

Nos Emirados Árabes, aplicativos mensageiros como Skype e Whatsapp são parcialmente bloqueados e o ToTok surgiu com a promessa de chamadas “rápidas, gratuitas e seguras”.

Entretanto, segundo a reportagem veiculada pelo New York Times, que foi baseada em documentos confidenciais de oficiais de inteligência dos Estados Unidos e de suas próprias análises, o aplicativo é utilizado como rede de espionagem direta monitorando dados de seus usuários.

O jornal revelou ainda que a Breej Holding, empresa que administra o aplicativo, pode ser uma fachada da empresa de segurança cibernética de Abu Dhabi DarkMatter e também conectada à Pax Al, empresa de mineração de dados dos Emirados Árabes Unidos.

“[Enquanto] o FBI não comenta sobre aplicativos específicos, sempre queremos garantir que os usuários estejam cientes dos riscos e vulnerabilidades em potencial que esses mecanismos pode posar”, informou um porta-voz da agência americana de investigação à Times.

A Google e a Apple já retiraram o app de suas lojas de aplicativos. Não é mais possível baixa-lo de forma oficial.

Os analistas de cibersegurança e nós aqui do TT Tech recomendamos que caso você tenha o aplicativo, desinstale imediatamente, e lembramos sempre de verificar as permissões que são solicitadas por qualquer app instalado, para que não corra risco de estar sendo vigiado enquanto usa seu smartphone.

Fonte
Estadão

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo