Após vários dias fora do ar, os sites e aplicativos do Submarino e Americanas voltaram a operar na manhã nesta quarta-feira (23). No momento, os serviços estão operando de forma parcial, mas a empresa garante que voltará aos poucos até chegar a 100%.
Em nota, a Americanas S.A confirmou que foi vítima de um “incidente de segurança” aos seus servidores, o que confirma realmente um ataque de hackers. No entanto, vale dizer que os demais sites da plataforma como Shoptime e Sou Barato seguem fora do ar, pelo menos por enquanto.]
Ao acessar o aplicativo ou site na tarde desta quarta-feira, nossa equipou com uma mensagem informando: “estamos voltando de forma gradual, disponibilizando produtos e funcionalidades progressivamente, para que você possa comprar com segurança”. Contudo, existe uma certa lentidão para carregar alguns produtos.
Veja também:
- Matador do POCO X4 Pro? Realme GT Neo 3 deve chegar com Snapdragon 888
- Galaxy S22 Ultra com Exynos decepciona em teste de câmeras
- Doogee S98 chegando com duas telas, chip Helio G96 e mais
- Xiaomi 12 recebe aprovação da Anatel para venda oficial no Brasil
“A Americanas S.A […] informa que está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta-feira (23/02), suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo”, informaram em comunicado.
Mesmo a loja tendo omitido algumas informações sobre o ocorrido, o grupo hacker Lapsus revelou ser o autor de tal invasão. Além disso, um balanço financeiro estimou que a empresa pode ter tido um prejuízo diário de até R$ 100 milhões por dia.