Pesquisar
Close this search box.

Atrasou: CNH digital chegará em todo o Brasil em julho

Em novembro do ano passado, o Denatran liberou o aplicativo da CNH (carteira nacional de habilitação) para Android e iOS. Com ele, os motoristas não precisam mais levar na carteira o documento em papel, já que a versão digital é totalmente válida.

A CNH digital deveria estar disponível em todo o Brasil em fevereiro, no entanto, até agora, nem metade dos estados aderiram ao novo sistema. Por isso, o Denatram, em conjunto com o Ministério das Cidades, resolveu adiar a adesão para 1 de julho.

Atualmente, apenas os estados do Espírito Santo, Alagoas, Acre, Goiás, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, podem emitir a CNH digital. Rio de Janeiro e São Paulo, estados que mais possuem motoristas no Brasil, ainda não se adequaram ao sistema. O adiamento também se deve ao fato de que alguns órgãos solicitaram um tempo maior para reconhecer a CNH digital, como a ANAC e ANTT.

Pelo aplicativo, é possível consultar os pontos e receber notificação sobre quando o documento irá vencer. Para acessá-lo, não é necessário ter internet. Porém, se o smartphone estiver sem bateria, obviamente, o condutor terá que mostrar o documento em papel.

Imagem: RádioJornal

Para poder usar o aplicativo, basta verificar se a sua CNH possui um código QR. Lembrando que, todas as habilitações tiradas após 2 de maio de 2017 trazem o código. Se a sua não tiver, você terá que solicitar uma segunda via, e logo após, se cadastrar no site do Denatran.

Feito isso, será necessário ir ao Detran da sua cidade para validar o cadastro. Pronto, agora baixe o app e ative o mesmo usando um código enviado pelo Denatran para seu e-mail. Felizmente, o novo prazo será definitivo, ou seja, obrigatoriamente até 1 de julho todos os estados do Brasil devem estar aptos a CNH digital.

Publicado por:

Picture of Wagner Pedro

Wagner Pedro

Apaixonado por tecnologia e smartphones, editor de conteúdo audiovisual e redator do Tudo em Tecnologia.

Comentários:

Deixe um comentário

Destaques

Moto G Power (2026) é lançado com bateria de 5200 mAh e IP68

Galaxy S25 FE aparece muito barato na Amazon Brasil

Redmi Note 15 5G surge com mais detalhes antes do lançamento

Últimas Notícias
Notícias

Moto G Power (2026) é lançado com bateria de 5200 mAh e IP68

Promoções

Galaxy S25 FE aparece muito barato na Amazon Brasil

Notícias

Redmi Note 15 5G surge com mais detalhes antes do lançamento

Notícias

POCO M8 Pro está chegando com super bateria de 6.500 mAh