Atrasou: CNH digital chegará em todo o Brasil em julho

Em novembro do ano passado, o Denatran liberou o aplicativo da CNH (carteira nacional de habilitação) para Android e iOS. Com ele, os motoristas não precisam mais levar na carteira o documento em papel, já que a versão digital é totalmente válida.

A CNH digital deveria estar disponível em todo o Brasil em fevereiro, no entanto, até agora, nem metade dos estados aderiram ao novo sistema. Por isso, o Denatram, em conjunto com o Ministério das Cidades, resolveu adiar a adesão para 1 de julho.

Atualmente, apenas os estados do Espírito Santo, Alagoas, Acre, Goiás, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul, podem emitir a CNH digital. Rio de Janeiro e São Paulo, estados que mais possuem motoristas no Brasil, ainda não se adequaram ao sistema. O adiamento também se deve ao fato de que alguns órgãos solicitaram um tempo maior para reconhecer a CNH digital, como a ANAC e ANTT.

Pelo aplicativo, é possível consultar os pontos e receber notificação sobre quando o documento irá vencer. Para acessá-lo, não é necessário ter internet. Porém, se o smartphone estiver sem bateria, obviamente, o condutor terá que mostrar o documento em papel.

Imagem: RádioJornal

Para poder usar o aplicativo, basta verificar se a sua CNH possui um código QR. Lembrando que, todas as habilitações tiradas após 2 de maio de 2017 trazem o código. Se a sua não tiver, você terá que solicitar uma segunda via, e logo após, se cadastrar no site do Denatran.

Feito isso, será necessário ir ao Detran da sua cidade para validar o cadastro. Pronto, agora baixe o app e ative o mesmo usando um código enviado pelo Denatran para seu e-mail. Felizmente, o novo prazo será definitivo, ou seja, obrigatoriamente até 1 de julho todos os estados do Brasil devem estar aptos a CNH digital.

Via
TecnoBlog

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo