Como checar e alterar o endereço IP no seu Android

blank
Closeup of unrecognizable businesswoman holding smartphone in hands and typing text messages while working with laptop and paperwork at cafe table in evening

Alterar o seu endereço IP no Android é simples. Muitos não sabem, mas existe uma configuração oculta nos smartphones Android que permite alternar de um IP dinâmico (DHCP) para um estático. No entanto, há várias coisas que você deve fazer antes para garantir que você esteja escolhendo um endereço IP estático disponível na sua rede.

Por que alterar o endereço IP no seu Android?

Existem várias razões importantes para você precisar definir um IP estático no seu telefone que não seja alterado. Alguns dos motivos mais comuns incluem:

  • Executando um Servidor da Web Móvel;
  • Compartilhando arquivos móveis com o software do servidor FTP;
  • Usando seu telefone como uma câmera Wi-Fi;
  • Executando um servidor de mídia móvel no seu telefone.

Todos esses usos exigem que seu telefone celular tenha um IP fixo. Com ele, é possível configurar facilmente em softwares de terceiros em execução no seu computador ou em qualquer outro dispositivo da sua rede.

Encontre um IP de rede para o seu Android

blank

Antes de configurar seu Android com um IP estático, será necessário encontrar um endereço IP disponível na sua rede. Felizmente, você pode fazer isso em qualquer computador conectado à sua rede doméstica.

Em um PC com Windows:

  1. Clique no menu Iniciar;
  2. Digite cmd e clique no aplicativo da área de trabalho do prompt de comando;
  3. Na janela do prompt de comando, digite o comando ipconfig/all e pressione Enter.

Você verá muitas informações nos resultados, mas precisa se preocupar apenas com dois itens.

  • Gateway padrão: este é o endereço IP do seu roteador doméstico e normalmente é o endereço IP mais baixo da rede.
  • Endereço IPv4: este é o endereço IP do dispositivo em que você executou o comando.
  • Servidores DNS: esses são os servidores que seu provedor de serviços de Internet (ISP) usa para procurar nomes de domínio quando você navega na Internet.

Você pode encontrar um endereço IP gratuito na sua rede, digitando um comando ping a partir do IP do roteador e subindo.

Caso receba uma resposta com o tempo de ping, significa que há um dispositivo na rede com esse endereço IP. Se a resposta exibir “Host de destino inacessível”, significa que o endereço IP está disponível.

Para executar os mesmos comandos ipconfig e ping em um Mac, abra o terminal pressionando cmd + space e digitando “terminal”. No terminal Mac, você pode emitir os mesmos comandos descritos acima.

Alterar o endereço IP no seu Android

blank

Agora que você sabe com qual IP pode configurar o telefone, é hora de mudar o telefone do DHCP para um IP estático.

  1. Abra Configurações, em Rede e internet, toque em Wi-Fi;
  2. Pressione e segure a rede Wi-Fi conectada. Você verá um menu pop-up. Toque em Modificar rede;
  3. Você verá a tela de alteração de senha dessa rede. Toque em Opções avançadas e role para baixo até a seção Configurações de IP. Por padrão, isso está definido como DHCP. Toque em DHCP e altere a configuração para Estático.

Depois de alterar a Configuração de IP para Estático, aparecerá um formulário que permitirá que você configure manualmente todas as configurações de rede do seu Android, incluindo o IP do seu Android.

Como seu IP será estático, você precisará configurar manualmente o restante das configurações de rede neste formulário.

  • Endereço IP: o endereço IP disponível que você descobriu usando o comando Ping;
  • Gateway: Digite o endereço IP do gateway padrão que você registrou acima;
  • DNS 1 e DNS 2: digite os endereços IP dos servidores DNS que você registrou acima.

Você pode deixar outros campos neste formulário definidos como padrão. Quando terminar de alterar as configurações de IP, toque em Salvar. Seu Android se reconectará à sua rede doméstica com seu novo IP. Para maior segurança em sua rede recomendamos usar o NordVPN, para saber mais sobre a plataforma veja um review do app NordVPN.

Agora você pode configurar qualquer software que esteja usando para se conectar ao seu Android usando seu novo endereço IP estático. Seu telefone Android manterá esse IP estático mesmo após uma reinicialização.

Se desejar desfazer o IP estático e configurar seu Android novamente para DHCP, basta seguir as etapas acima, mas no menu Opções Avançadas, defina a opção Configurações de IP novamente para DHCP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.