Pesquisar
Close this search box.

Como declarar o IR 2025: aprenda a fazer online

Com o início do ano, muitos brasileiros precisam se programar para algumas responsabilidades, incluindo a declaração do imposto de renda (IR). Nesta segunda (17), começa o período de declaração do ano-base 2024, momento importante para acertar as contas com o Leão e evitar dores de cabeça com a Receita Federal. Diante disso, confira regras, prazos e aprenda como declarar seu imposto sem precisar sair de casa!

Quem precisa declarar o IR 2025?

Nem todos os brasileiros precisam declarar imposto de renda. No entanto, recomenda-se verificar se você se enquadra nos critérios de obrigatoriedade. No geral, a Receita obriga a declarar os bens, contribuintes que:

  • Obtiveram rendimentos tributáveis acima de um determinado valor (a ser divulgado pela Receita Federal).
  • Receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de um valor específico.
  • Possuíam, em 31 de dezembro de 2024, bens e direitos de valor superior a um montante estabelecido.
  • Realizaram operações na bolsa de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.
  • Obtiveram ganho de capital na alienação de bens ou direitos.  

Declare sem sair de casa

Felizmente, a declaração do Imposto de Renda pode ser feita de forma no conforto do seu lar. Todo o processo é feito pela Internet, sem dores de cabeça. Nesse sentido, a Receita Federal fornece duas principais formas de realizar o procedimento online:

  1. Programa Gerador da Declaração (PGD): Disponível para download no site da Receita Federal, o PGD permite preencher a declaração de forma detalhada, inserindo todas as informações necessárias. É importante ter em mãos todos os documentos comprobatórios, como informes de rendimentos, comprovantes de despesas médicas e educacionais.
  2. Aplicativo Meu Imposto de Renda: Para quem busca mais praticidade, o aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para smartphones e tablets (Android e iOS), oferece uma interface intuitiva e, em muitos casos, a possibilidade de utilizar a declaração pré-preenchida, o que agiliza o processo.

Seja qual meio você escolher, recomenda-se revisar com cuidado todas as informações antes de enviar a declaração. Além disso, tenha em mente que qualquer eventualidade ou inconsistência gerará a necessidade de retificação.

Mas afinal, quais documentos usar? A receita pede Informes de rendimentos fornecidos por empregadores, bancos, instituições financeiras e outras fontes pagadoras. No entanto, também são válidos comprovantes de despesas médicas, odontológicas, de educação e documentos que comprovem a compra e venda de bens como casas ou carros.

Fique atento aos prazos

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começou nesta segunda (17), com prazo máximo até 30 de maio às 23h59. É importante enviar dentro desse período para evitar multas, que podem variar de R$ 165,74 até 20% do imposto devido

Publicado por:

Picture of Felipe Lupetti

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Comentários:

Deixe um comentário

Destaques

POCO F8 Ultra está chegando com processador Snapdragon poderoso

Black Friday antecipada da Amazon derruba preço do Galaxy S24 Plus

Smart TV Philips Ambilight de 50″ despenca de preço com cupom

Últimas Notícias
Notícias

POCO F8 Ultra está chegando com processador Snapdragon poderoso

Promoções

Black Friday antecipada da Amazon derruba preço do Galaxy S24 Plus

Notícias

Galaxy S26+ surge em novas imagens revelando mudanças no design

Promoções

Smart TV Philips Ambilight de 50″ despenca de preço com cupom