No Brasil existem golpes de praticamente todos os tipos e alguns deles tem sido realizados pelo WhatsApp. O mensageiro instantâneo que chegou para facilitar a vida de muitos também pode gerar grandes perdas, caso o usuário não se proteja corretamente. Então hoje vamos ensinar como evitar que o WhatsApp seja clonado.
Para quem ainda não conhece, são vários golpes aplicados usando o WhatsApp, onde o criminoso pode até se passar por você e pedir dinheiro emprestado aos seus contatos, além de outros muito piores.
Seguindo as nossas dicas você evita ao máximo possível que seu WhatsApp seja clonado e usado por criminosos ou pessoas não autorizadas, então confira.
Como evitar que o WhatsApp seja clonado
Ative verificação em duas etapas
No Android
Pode parecer simples, mas ativar a verificação em duas etapas você evita que seu WhatsApp seja clonado com facilidade. Para fazer isso é só ir em WhatsApp > Menu > Configurações > Conta > Verificação em duas etapas.
É necessário cadastrar um PIN, então mesmo que clonem seu número, não irão conseguir entrar em sua conta do WhatsApp, a menos que consigam seu código PIN.
Após adicionar o PIN, adicione também um e-mail que você usa com frequência, pois em caso de esquecimento do código, será possível redefiní-lo usando o e-mail cadastrado.
- Vá em Configurações
- Em seguida Conta
- Verificação em duas etapas
- Ativar
- Escolha um PIN de 6 dígitos e depois em avançar
- Confirme o PIN e avance
- Cadastre seu e-mail para recuperação de acesso e depois em “Avançar”.
- Confirme o e-mail e toque em “Salvar”.
- Por fim, toque em “Concluído”
No iOS
No iPhone muda um pouco, pois alguns pontos são nomes diferentes, então é só ir em WhatsApp > Ajustes > Conta > Verificação em duas etapas. Agora só realizar o cadastro do código PIN e seu email, prosseguindo até o final para ativar com sucesso.