Como fazer Backup da pasta EFS no Galaxy S4

Todos os dispositivos móveis são compostos de uma identificação que contém uma sequência de números próprios e únicos, como se fossem o documento RG (Registro Geral) para as pessoas, onde cada uma possui o seu exclusivamente. No caso dos celulares o nome dessa identificação é IMEI (International Mobile Equipment Identity) ou (Identificação Internacional de Equipamento Móvel), e graças a esses números, os dispositivos podem ser bloqueados e identificados como roubados caso ocorra a situação dita e o dono do equipamento entre em contato com sua operadora.

Cada aparelho Android dispõe de uma pasta chamada EFS que é a responsável por armazenar o número de IMEI fora muitas outras informações importantes como o código do produto, endereço MAC e etc.., nesse caso ela é uma pasta de sistema com proteção do usuário, então para fazer esse processo de backup, o S4 deverá estar com acesso ao administrador (ROOTEADO).

Vamos salientar que esse processo é muito indicado para pessoas que fazem trocas de ROMs com frequência ou atualizações normais que possam vir com algum problema ocasionando a perda do número original do IMEI por culpa de troca da pasta EFS com o update, corrompimento de algum arquivo importante dentro dela ou exclusão, ocasionando com isso problemas como o fato do smartphone não reconhecer o chip, dar adversidades em conexões gerais e muito mais.

O Tudo Em Tecnologia não se responsabiliza por danos causados por eventuais erros, então faça por sua conta em risco. Vamos começar seguindo a ordem abaixo:

.

Como fazer Backup da pasta EFS no Galaxy S4

  • Descompacte com um programa que leia arquivo (.zip) o EFS_Professional_2.0.70_Release.zip;
  • Ative a depuração USB em seu S4 pelo caminho: Configurações->Aba mais->Opções do desenvolvedor->Depuração USB;
  • Conecte o aparelho por USB no computador;
  • Vá onde você descompactou o arquivo e execute o EFS Professional.exe escolhendo a seguir o EFS Professional;
  • No smartphone aparecerá uma mensagem de autorização de execução, apenas coloque ok.
  • Ocorrendo o pedido de instalação de um aplicativo chamado Busy Box pelo programa EFS, baixe e instale por este link.
  • Após isso ele irá mostrar a mensagem (EFS Professional is ready for use) no programa.
  • Pelo computador no programa EFS Professional, clique na aba backup options, selecione Galaxy S4 “Snapdragon” e logo na esquerda aparecerá block devices, com isso poderá ser feito o salvamento da pasta EFS (/dev/block/mmcblk0p10) ou de tudo no aparelho.
  • O arquivo novo será criado dentro de uma subpasta chamada EFSProBackup com o nome de GT-I9505_20130917_103448.tar.gz, que fica na mesma pasta onde o programa foi descompactado e está presente o executável.
  • Necessitando da restauração, o próprio EFS Professional faz essa tarefa bastando apenas selecionar o arquivo GT-I9505_20130917_103448.tar.gz presente em seu computador.

.

Fonte: XDA-Developers | Via: ForumGalaxy

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta