Seu notebook mais antigo começou a perder desempenho com o passar dos anos? Saiba que isso é normal, uma vez que o uso constante aliado a fatores como atualizações de software acarretam em lentidões no uso diário, ainda mais se o hardware não for dos melhores. No entanto, vale notar que ainda é possível melhorar o desempenho do seu notebook sem envolver gastos. Existem várias medidas simples e eficazes que você pode adotar para otimizar o funcionamento do seu dispositivo.
Como deixar meu Notebook mais ágil?
Para começar, lembre-se de manter seu sistema operacional e todos os seus programas atualizados. Atualizações frequentemente incluem melhorias de desempenho e correções de bugs que podem aumentar a eficiência do seu notebook. Especialistas do setor recomendam ainda constatar se há programas desnecessários sendo executados em segundo plano. Além disso, lembre-se de usar o Gerenciador de Tarefas para identificar e fechar tais aplicações.
Uma segunda dica para deixar seu laptop mais rápido é limpar arquivos temporários e desnecessários do seu disco rígido. Para quem não sabe, o sistema operacional Windows costuma ir armazenando arquivos inúteis ao longo do tempo. Para se livrar deles, lembre-se de usar a Limpeza de Disco, recurso nativo da interface da Microsoft. Além disso, considere desfragmentar o seu disco rígido a fim de organizar os arquivos de forma mais eficiente.
Outras dicas
Parece bobagem, mas ajustar as configurações de energia também pode fazer uma grande diferença. Para isso, basta ir até o famoso e clássico Painel de Controle e selecionar um plano de energia que priorize o desempenho. Tal ação garantirá que seu notebook esteja usando toda a capacidade disponível quando necessário. Considere também desativar efeitos visuais desnecessários para liberar recursos do sistema. Para isso, vá até as configurações avançadas do sistema e escolha ajustar para obter o melhor desempenho.
Finalmente, procure manter o seu dispositivo sempre limpo e livre de poeira ou sujeira. A limpeza regular das saídas de ar evita o superaquecimento, que pode diminuir a performance do dispositivo. É importante também renovar a pasta térmica periodicamente, pois ela ajuda na dissipação do calor e pode se desgastar com o tempo. Além disso, verifique se as ventoinhas estão funcionando adequadamente para evitar aquecimentos desnecessários.
Seguindo essas dicas, você pode melhorar o desempenho do seu notebook sem precisar gastar nada. Aproveite um dispositivo mais ágil e eficiente no seu dia a dia!