Pesquisar
Close this search box.

Em 2013, metade dos softwares em PCs eram piratas no Brasil

De acordo com pesquisa realizada pela associação BDA, no Brasil durante o ano de 2013, metade dos softwares instalados em computadores pessoais não eram licenciados, porém apesar de o número parecer bem alto ele sofre uma queda de 3% em relação ao ultimo estudo realizado no ano de 2011.

“O Brasil, além de ter a taxa mais baixa em relação às nações do BRIC e países da América Latina, foi o que apresentou mais regularidade na queda desse índice”, disse a associação em comunicado, o Brasil no ano de 2007, ano do inicio dos estudos, tinha 59% de softwares pirateados, porém esse número tem diminuído ano a ano. O diretor da BSA no Brasil, Frank Caramuru disse que a redução ocorreu devido ações que conscientizaram os usuários, essas ações foram promovidas por entidades que reúnem empresas desse setor.

Porém ainda ficamos acima da média, já que 43% dos softwares instalados em computadores pessoais ainda são piratas, isso representa um aumento já que no ultimo ano da pesquisa esse número era de 42%. Já nos mercados emergentes esse número chega em 56% “As economias emergentes nas quais o uso de software não licenciado era preponderante continuaram sendo responsáveis pela maioria crescente de todos os PCs em serviço”, disse a associação.

A região que mais utiliza de softwares não licenciados é a Ásia, ele atingiu 62% com aumento de 2% em relação à última pesquisa, em segundo fica a Europa Central e Oriental com 61% com queda de 1% em relação a 2011, a América Latina de 61% caiu para 59% em 2013, o Oriente Médio e a África também 59%. E já a Europa Ocidental teve apenas 29% com queda de 3% e a América do Norte aparece com apenas 19% de softwares não licenciados instalados.

Um dos principais fatores para não usar softwares piratas segundo a pesquisa é pelo motivo de segurança, e preocupação com invasão e perda de dados. O estudo é realizado de forma global, sobre Software é realizada a cada dois anos para a BSA pela IDC, que este ano entrevistou usuários de computadores em 34 mercados, incluindo cerca de 22 mil consumidores e usuários comerciais de PC e mais de 2 mil gerentes de Tecnologia da Informação.

Fonte

Publicado por:

Picture of Cesar Augustus

Cesar Augustus

Estudante de Engenharia da Computação (10º Semestre), 22 anos e colaborador do site Tudo em Tecnologia.

Comentários:

Deixe um comentário

Destaques

Novo celular da Realme vaza com tela AMOLED e bateria de 6000mAh

Samsung pode matar Galaxy S26 Plus em favor do Galaxy S26 Edge

Galaxy S25 FE terá tela com maior qualidade e carregamento mais rápido

Últimas Notícias
Notícias

Novo celular da Realme vaza com tela AMOLED e bateria de 6000mAh

Notícias

OFERTA | Motorola Edge 50 Fusion com preço inédito no Magalu

Notícias

Samsung pode matar Galaxy S26 Plus em favor do Galaxy S26 Edge

Notícias

Galaxy S25 FE terá tela com maior qualidade e carregamento mais rápido