A operadora Oi finalmente teve suas ações vendidas. Na tarde desta segunda-feira (14), as empresas Vivo, TIM Claro fecharam acordo, com valor de 16,5 bilhões. Além desse custo, o trio de operadoras também pagará por R$ 819 milhões para utilizar os circuitos da Oi.
Com isso, os serviços móveis da prestadora deverão desaparecer no mercado dentro dos próximos dias, ainda mais levando em conta que suas torres e data-centers também foram vendidos.
Veja também:
- Xiaomi lança purificador de água com design minimalista e preço baixo
- Vivo iQOO U3 estreia com tela de 90Hz e bateria de 5.000mAh
- Galaxy M12 está chegando com bateria de 7.000mAh e processador Exynos 850
- Infinix Smart HD 2021 tem principais especificações reveladas
A nova aqsição de negócios fez com que o brasileiro perdesse uma opçao de telefonia móvel no País. Por outro lado, isso fortalecerá as demais empresas de telefonia. Em termos de telefonia móvel nacional, a TIM tem atualmente cerca de 23% de clientes ativos, enquanto a Claro e a Vivo possuem 26% e 33%. No entanto, a compra da Oi elevará esses números para 32%, 29% e 37%, respectivamente.
Com sérios problemas financeiros nos últimos anos, a Oi não teve outra alternativa se não vender suas torres para outra empresa em um leilão custando 1,4 bilhão. Tudo isso foi causado por um longo processo de recuperação judicial com débitos que chegaram a R$ 64 bilhões. Porém, a venda da operadora para suas concorrêntes será de ajuda para se livrar dessa recuperação judicial.
Em tempo, vale notar que a Oi deverá realizar o leilão para vender a unidade de TV por assinatura em meados de 2021.