Comparativos

Galaxy A22 vs Galaxy A32: Qual devo comprar?

A série Galaxy A da Samsung atende desde um público menos exigente até quem precisa de um smartphone completo. Nesse meio, encontramos os aparelhos Galaxy A22 e Galaxy A32, que entregam especificações intermediárias e preços mais atraentes ao consumidor. Mas na prática, qual dos dois é a melhor compra? Confira abaixo um breve comparativo entre eles e descubra a resposta!

Hardware & Tela

Diferente de outras gerações, a Samsung decidiu inclui o mesmo chipset tanto no Galaxy A22 quanto no M32. Assim, encontramos um processador Helio G80 da MediaTek com clock máximo de 2.0 GHz. Ambos incluem 4GB de memória RAM e GPU Mali-G52 MC2, prometendo uma performance semelhante. No entanto, o Galaxy A22 na prática é mais ágil e fluido ao rodar e abrir apps devido a sua tela de menor resolução.

Por falar em tela, o Galaxy A22 abriga um display de 6.4″ Super AMOLED com resolução HD+, enquanto o A32 traz uma tela de 6.4″ Super AMOLED com resolução Full HD+. Como resultado, o segundo modelo reproduz vídeos e conteúdos com melhor qualidade e é praticamente impossível enxergar pixels na tela. Como extra, ambos suportam taxa de atualização de 90 Hz, algo que ajuda muito principalmente quem curte jogos no smartphone.

Bateria & Sistema

Bateria é sempre um tema muito polêmico se tratanto de um celular. Nesse quesito, tanto o Galaxy A22 quanto o Galaxy A32 incluem bateria de 5.000 mAh com suporte para carregamento de 15W. Em suma, os dois modelos agradam bastante em termos de autonomia, entregando pelo menos 1 dia de uso com apenas uma carga.

Falando sobre sistema operacional, muitos já sabem que a interface One UI da Samsung é incrível e cheia de recursos embarcados. Nesse ponto, os dois aparelhos já saem da caixa com Android 11, mas o Galaxy A22 traz a interface One UI Core, enquanto o A32 possui a One UI padrão. Dessa forma, apenas o segundo modelo tem recursos extras como pasta segura, que mantém seus arquivos seguros de invasores e ainda oferece a possibilidade de espelhar todo seu conteúdo em uma Smart TV.

Conectividade & Áudio

Passando para conectividade e áudio, temos dois aparelhos com recursos como NFC, que possibilita pagamento via aproximação. Trazem também duas entradas para chips de operadora e uma entrada dedicada para cartão microSD, algo raro na faixa de preço. Porém, o corte de gastos fica por conta do som mono, que entrega menor qualidade se comparado com som estéreo visto em outros concorrentes.

Câmeras

O departamento das câmeras é realmente o ponto em que os dois modelos mais se diferenciam. Afinal, o Galaxy A22 tem sensores mais modestos, incluindo uma lente principal de 48MP, câmera ultrawide de 8MP e um par de lente macro e profundidade de 2MP. Enquanto isso, o Galaxy A32 apresenta uma câmera traseira principal de 64MP ao lado de uma lente ultrawide de 8MP e duas câmeras auxiliares de 5MP.

Na prática, comprovamos que as câmeras do Galaxy A32 entregam melhor qualidade. Entre os dois, somente ele entrega gravações de vídeo mais realistas através da estabilização digital. Além disso, as fotos ultrawide tiradas com o A32 entregam maior definição e foco, enquanto sua câmera selfie de 20MP entrega resultados mais satisfatórios que a câmera de 13MP do A32. Confira abaixo alguns exemplos:

Construção e Design

Em termos de construção, temos dois smartphones construídos totalmente em plástico. Assim, nenhum deles leva vantagem sobre o outro. Mas felizmente, isso pode ser contornado facilmente com uma boa capa protetora. Já em design, o Galaxy A32 lembra bastante os modelos mais caros da linha A na parte traseira como o Galaxy A52 e A72. No entanto, o design traseiro do A22 fica mais próximo de aparelhos de entrada como o Galaxy A02s.

Qual investir?

No mercado brasileiro, o Galaxy A22 e o A32 estão separados entre R$ 150 e R$ 250, dependendo das ofertas. Por outro lado, as vantagens vistas no modelo mais caro (A32) são bem mais expressivas, que traz câmeras, tela e recursos melhores que seu irmão menor. Assim, se você prioriza desempenho e não se importa tanto com outros itens, vale a pena economizar e levar para casa o Galaxy A22. Porém, se é mais exigente em outros termos como so citados acima, o Galaxy A32 será seu melhor investimento.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo