Comparativos

Galaxy M51 vs A71: Qual a melhor compra?

Em 2020, a Samsung ampliou ainda mais o seu portifólio de smartphones com o lançamento dos aparelhos Galaxy M51 e Galaxy A71. No entanto, a grande similaridade entre ambos faz com que os fãs da empresa fiquem em dúvida na hora de escolher qual comprar. Para ajudar na hora da escolha, colocamos os dois lado a lado em um super comparativo. Confira abaixo e garanta o seu!

Construção & Bateria

Ao comparar os dois smartphones lado a lado, não notamos nenhuma diferença em termos de construção. Tanto o M51 quanto o A71 possuem um acabamento totalmente em plástico, tanto na parte traseira como também na lateral. Apesar de bem bonito, o material usado se mostrou muito frágil, riscando com facilidade em ambos os casos. Portanto, uma case de proteção será essencial.

Note que o M51 pesa 213 gramas contra 171 gramas do A71, motivo bem aceitável levando em conta a capacidade muito superior da bateria. Para quem não sabe, o M51 abriga uma bateria enorme de 7.000mAh contra 4.500mAh com A71, ambos com suporte para carregamento rápido de 25W.

Como esperado, a autonomia do Galaxy M51 é extraordinária. O smartphone consegue ficar até três dias longe das tomadas com apenas 1 carga. Nos nossos testes, ele alcançou cerca de 14 horas de tela, uma marca muito acima da média dos seus concorrentes. Ao mesmo tempo, o Galaxy A71 atingiu em torno de 7 horas de tela, se mostrando bem inferior nesse quesito.

Sistema & Desempenho

Sobre sistema, tanto o Galaxy M51 quanto o Galaxy A71 rodam com a interface One UI 2.5 baseada no Android 10. Entretanto, existem algumas diferenças em termos de recursos. Nesse ponto, o Galaxy A71 traz mais recursos embarcados como pasta segura, Samsung Pass e suporte para Bixby. Já seu “rival” da série M não conta com essas vantagens. Como ponto positivo, ambos oferecem a possibilidade de duplicar aplicativos como WhatsApp, Facebook e Instagram.

Em desempenho, nós temos aqui dois aparelhos que oferecem uma ótima performance para as atividades diárias como redes sociais e internet. Felizmente, eles também darão conta de rodar jogos mais pesados da Play Store, uma vez que são equipados com o chipset Snapdragon 730 da Qualcomm junto com uma GPU Adreno 618 e 6GB de memória RAM.

Tela

Em tela, nós temos aqui dois ótimos dispositivos. Os dois trazem telas Super AMOLED Plus Full HD+ de 6.7 polegadas. Como de costume em aparelhos da Samsung nessa faixa de preço, entregam telas de excelente qualidade, oferecendo cores vibrantes. Além disso, o aproveitamento de tela é bem aceitável, oferecendo uma excelente experiência de uso em jogos, vídeos e redes sociais.

Veja também:

Para proteção a Samsung adicionou no Galaxy M51 e no A71 um revestimento chamado Gorilla Glass 3. Com isso, eles ganham uma resistência nativa contra quedas e riscos, fator que pode ser ainda melhorado com a presença de uma película protetora.

Câmeras

Não existem diferenças significativas no departamento das câmeras do M51 e do A71. Os dois são equipados com sensores principais de 64MP com abertura f/ 1.8 , gravando vídeos com resolução máxima em 4K. Infelizmente, não trazem estabilização óptica de vídeo (OIS), mas a Samsung pelo menos adicionou uma estabilização digital (EIS).

Dando sequência nas configurações, a lente ultra grande angular dos smartphones capturam fotos de 12MP com abertura f/ 2.2. Assim como no caso do sensor principal também grava em 4K com estabilização digital. Além disso, tanto o M51 quanto o A71 trazem dois sensores auxiliares para fotos macro e profundidade de 5MP e 5MP, respectivamente. Confira abaixo alguns exemplos de fotos abaixo!

Ao colocar as câmeras lado a lado, notamos algumas pequenas diferenças. O Galaxy A71 apresenta uma redução de ruído mais agressiva, o que acarreta em perda de nível de detalhes. Por outro lado, o Galaxy M51 não usa do mesmo artifício, mas peca em granulação, principalmente em baixa luminosidade.

Para as selfies, o notamos que o Galaxy A71 tende a deixar a cor da pele mais esbranquiçada, enquanto o M51 consegue oferecer cores mais vibrantes e intensas. Mas, como falado no começo, as diferenças são bem sutis e pouco significativas entre os modelos.

Áudio e Conectividade

Nesse ponto, não encontramos diferenças entre o Galaxy M51 e o Galaxy A71. Ambos trazem o mesmo sistema de áudio, com ausência de som estéreo. Além disso, trazem na caixa o mesmo fone de ouvido, suportam dual SIM, espelhamento do smartphone na TV e suportam NFC para pagamentos via aproximação.

Qual comprar?

Estamos diante de dois smartphones bem parecidos em termos de especificações e design. Porém, existem algumas diferenças importantes entre eles que podem ser decisivas no momento da compra. Por exemplo, se você procura uma interface mais completa e peso mais leve, o Galaxy A71 pode ser a melhor opção. Contudo, se precisa de mais bateria para curtir seus jogos, o Galaxy M51 te atenderá melhor.

Seja qual for a sua escolha, temos que reforçar que tanto o Galaxy M51 quanto Galaxy A71 são ótimas opções de compra no Brasil.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo