Comparativos

Galaxy M51 vs Moto G 5G Plus: Qual a melhor escolha?

Ao passo que as empresas chinesas de smartphones começam a se popularizar entre os brasileiros, a Samsung e a Motorola ainda seguem no topo das mais procuradas. Nesse sentido, dois aparelhos de grande sucesso são o Galaxy M51 e o Moto G 5G Plus. Mas na prática, qual dos dois será a melhor escolha? Confira abaixo e descubra!

Construção & Tela

Em termos de construção, tanto o Galaxy M51 quanto o Moto G 5G Plus trazem acabamento traseiro em plástico. No entanto, ao colocá-los lado a lado, notamos que o aparelho da Motorola possui um aspecto bem mais premium. Além disso, a Motorola adicionou uma camada repelente à água, que ajuda em dias chuvosos. ]

Sobre tela, o Moto G 5G Plus traz um painel LCD IPS de 6.7″ Full HD+, enquanto o Galaxy M51 possui um display Super AMOLED Plus de 6.67″ Full HD+. Aqui, cada modelo tem uma vantagem. No caso da Motorola, o smartphone conta com taxa de atualização mais alta de 90Hz, o que deve trazer maior fluidez em jogos e no uso diário. Por outro lado, a tela Super AMOLED Plus do M51 oferece cores mais vibrantes e bonitas.

Bateria

Bateria é realmente um ponto decisivo para muitos usuários na hora da compra de um novo smartphone. Afinal de contas, com a correria do dia a dia não queremos ficar muito tempo dependendo de um carregador. Aqui, o M51 traz uma enorme bateria de 7.000mAh com carga de 35W contra 5.000mAh do Moto G 5G Plus com carga de 20W.

De fato, não temos muito o que dizer nesse ponto. O smartphone da Samsung oferece uma autonomia superior, podendo entregar até três dias de uso com apenas 1 carga E quanto ao Moto G 5G Plus, ele se junta à grande maioria dos aparelhos do mercado ao entregar apenas 1 dia longe das tomadas.

A bateria de 7.000mAh do Galaxy M51 entrega autonomia bem acima da média em relação ao Moto G 5G Plus

Sistema

Muitos sabem que a Motorola já foi referência em questão de atualizações de sistema. Neste momento, está deixando muito a desejar, entregando atualizações bem atrasadas se comparado com seu concorrente. Para efeitos de comparação, o Moto G 5G Plus continua com o Android 10 e o patch de segurança de Janeiro de 2021, enquanto o M51 já se encontra no Android 11 com a interface One UI 3.1 e patch de Fevereiro.

Além de receber atualizações com mais frequência, o Galaxy M51 também oferece um sistema repleto de recursos interessantes. Com ele será possível duplicar apps como WhatsApp, Telegram e Facebook, tudo com apenas 1 toque. Além disso, conta com recurso nativo de gravador de tela e uma interface bem organizada. Por outro lado, o smartphone da Motorola traz um sistema mais limpo e com poucos recursos nativos, sendo necessário instalar apps de terceiros para obter novos recursos.

Desempenho

Falando sobre desempenho, ambos os modelos citados neste comparativo não decepcionam. Porém, existem algumas diferenças importantes. No caso do Moto G 5G Plus, ele é equipado com um processador Snapdragon 765G combinado com uma GPU Adreno 620 e 8GB de RAM. Enquanto isso, o Galaxy M51 apresenta um chipset Snapdragon 730G com uma GPU 618 e 6GB de RAM.

Como esperado, o smartphone da Motorola oferece mais performance, tanto em questão de processamento como em jogos. Todavia, o M51 também não decepciona nesse sentido, entregando inclusive mais autonomia de bateria para quem passa muitas horas jogando com o smartphone.

Áudio & Conectividade

Em termos de áudio, nenhum dos dois dispositivos oferecem som estéreo. Contudo, o Moto G 5G Plus oferece um som com mais qualidade e volume maior. Isso certamente fará diferença na hora de reproduzir conteúdos como vídeos e jogos.

Sobre conectividade, o Galaxy M51 se destaca por ter uma gaveta de cartão sim com dois slots + entrada para cartão microSD. Já o smartphone da Motorola conta com uma gaveta de chip híbrida, sendo possível usar apenas 1 chip de operadora e um cartão microSD, caso você julgue necessário. No entanto, o Moto G 5G Plus faz jus ao nome, sendo o único desse comparativo a trazer a rede de dados móveis mais atual.

Câmeras

Esse é um dos pontos mais importantes na hora de escolher um novo smartphone. Nesse aspécto, temos muitas diferenças entre os dois modelos analisados. O M51 tem uma câmera principal de 64MP com abertura f/ 1.8, oferecendo vídeos em 4K com estabilização digital. Por outro lado, o Moto G 5G Plus traz um sensor de 48MP com abertura f/ 1.7, grava vídeos em 4K e traz também suporte para EIS. Mas apenas o smartphone da Motorola consegue gravar vídeos em Full HD à 60 FPS, enquanto o M51 chega apenas a 30 FPS.

Em relação aos sensores traseiros auxiliares, o M51 possui uma lente ultra grande angular de 12MP com filmagem em 4K e EIS. Além disso, conta com outros dois sensores de 5MP para fotos macro e profundidade. Enquanto isso, o aparelho da Motorola traz uma lente de 8MP para fotos ultra grande angular e outros dois sensores de 5MP e 2MP para fotos macro e profundidade. Em selfies, o aparelho da Samsung traz apenas um sensor de 32MP, enquanto o dispositivo da Motorola conta câmera dupla frontal de 16MP e 8MP.

Confira alguns exemplos na prática:

Ao analisar as fotos selfies, notamos que a Motorola entrega um melhor resultado em termos de tom de pele. Tudo fica mais próximo ao natural, com maior nível de detalhes, contraste e nitidez. Por outro lado, o M51 também se sai bem em algumas situações, também entregando resultados satisfatórios.

Passando para a câmera traseira, notamos melhores resultados com as fotos tiradas no M51. Ele reproduz cores mais realistas e consegue resultados melhores em fotos tiradas com a câmera ultra grande angular.

Qual comprar?

Você viu nesse comparativo que o Moto G 5G Plus levou a melhor em vários quesitos, como desempenho, tela com maior fluidez, sistema de áudio superior e conectividade 5G. Por outro lado, o Smartphone da Samsung entrega um display mais brilhante, fotos e vídeos com qualidade superior em algumas situações, atualizações garantidas e bateria de sobra.

Como sempre, você precisa pesar na balança quais são as suas prioridades. Se precisa de muita bateria e conjunto completo para fotos, ficará feliz com o M51. Mas se procura um smartphone para jogos e quer desfrutar de uma conexão de dados mais ágil, o Moto G 5G Plus será a melhor compra.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo