Reviews

Galaxy S21 Ultra: Vale a pena investir no top de linha da Samsung?

Lançado no começo de 2021, o Galaxy S21 Ultra roubou todas as atenções dos fãs da Samsung com seu incrível conjunto de recursos. O topo de linha da Samsung impressiona com sua ficha técnica e design, mas isso tem um alto custo. Diante disso, será que vale a pena investir nele? Descubra na análise abaixo!

Construção & Tela

Ao segurar pela primeira vez o S21 Ultra, percebemos logo de cara sua excelente qualidade de construção e design. A Samsung utilizou vidro na parte traseira e metal nas laterais, conferindo um aspecto premium e duradouro. Alguns podem até se incomodar com com sua temperatura morna em situações de uso extremo. Por outro lado, a presença da certificação IP68 agrada uma vez que ele consegue sobreviver submerso em água por até 30 minutos.

Falando sobre a parte frontal, podemos afirmar com total confiança que o S21 Ultra tem uma das melhores telas do mercado. Afinal, o display é feito com tecnologia Dynamic AMOLED 2X e conta com 6.8 polegadas com resolução QuadHD+. Como resultado, possui excelente fluidez em todas as tarefas, inclusive em jogos. Além disso, trata-se do primeiro aparelho da linha S a oferecer suporte para S Pen, caneta de toque conhecida da série Note.

Desempenho & Câmeras

Outro grande destaque do Galaxy S21 Ultra é seu departamento de hardware. Para quem não se lembra, ele vem equipado com o chipset Exynos 2100, que não é o mais ágil, mas consegue dar conta de qualquer tarefa ou jogo presente na Play Store. Além disso, a presença dos 12GB de memória RAM ajudarão a manter os apps abertos em segundo plano por muito mais tempo.

As câmeras são um dos fatores decisivos na hora da escolha de um novo smartphone. Nesse sentido, o Galaxy S21 Ultra ostenta de uma configuração de câmera quádrupla traseira, incluindo uma lente principal de 108MP com abertura f/1.8, foco a Laser AF, e OIS. Além disso, traz duas lentes periscópica de 10MP com zoom de 10X e uma câmera ultrawide de 12MP.

Olhando tudo isso na prática, notamos que o S21 Ultra captura fotos de excelente qualidade, inclusive em ambientes com baixa iluminação. Também, consegue capturar ótimas fotos com zoom em 30X e seu zoom de 100X ainda impressiona ao capturar fotos da lua, por exemplo. Além disso, a câmera de selfie de 40MP tirar fotos com maior nitidez e com maior nível de detalhes. Confira alguns exemplos!

Bateria & Sistema

Bateria é um ponto que o Galaxy S21 Ultra pode agradar muitas pessoas, mas também poderá desagradar alguns. Em números, ela possui 5.000 mAh com suporte para carga rápida de 25W, carregamento sem fio e, inclusive, oferece a possibilidade de carregar outros dispositivos inteligentes. No entanto, o fator desagradável é seu alto consumo quando a tela está com a taxa de atualização de 120Hz ativa. Ao usá-lo com muita frequência, a bateria não chegará com carga ao final do dia.

Passando para sistema, o topo de linha da Samsung sai da caixa com o sistema Android 11 e inclui a interface One UI 3.1. Dentre os principais destaques, conta com modo desktop, que transforma facilmente o smartphone em um PC, bem como o modo pasta segura para manter seus arquivos seguros. Além disso, vem com recurso nativo para duplicar apps e, segundo a fabricante, terá nada menos que três anos de atualizações.

Vale a pena investir?

Depois de analisar o Galaxy S21 Ultra cuidadosamente, podemos responder a pergunta: Vale a pena um investimento tão alto em um smartphone? Se achado na faixa dos R$ 5.500, ele vale muito a pena, principalmente para usuários que buscam por um produto completo em todos os sentidos. Afinal, ele traz destaques em tela, câmeras, desempenho e, de quebra, oferece suporte para redes 5G de última geração. Entretanto, se você não é tão exigente em termos de construção e não busca por câmeras com zoom tão aprimorado, o Galaxy S20 FE continua sendo uma das opções mais indicadas na faixa de preço dos R$ 2.300.

Felipe Lupetti

Sou um entusiasta da tecnologia, especialmente em smartphones.

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo