Nesta semana, a Google anunciou que o Gmail, um dos seus serviços mais populares, receberá uma nova interface. Nas próximas semanas, a plataforma será totalmente redesenhada, aproximando a experiência de uso daquela encontrada na versão mobile, adicionando funções que, até então, só estavam presentes em softwares específicos.
A maior mudança, evidentemente, será visual, trazendo uma interface mais limpa e com poucas divisões, sendo bem semelhante ao “Material Design” utilizado pela Google em praticamente todos os seus serviços. O Gmail oferecerá diferentes modos de exibição de acordo com as prioridades do usuário e do tipo de conteúdo que ele deseja ver.
O modo padrão priorizará mensagens, indicando quando elas possuem anexos através de ícones de documentos ou fotos, por exemplo. A versão “confortável” não apresenta estes indicadores e a “compacta” deixa a interface ainda mais simples, permitindo que uma quantidade maior de mensagens sejam exibidas na tela – esse modo é bem parecido com o atual.
VEJA TAMBÉM
- Cortana passa a ter suporte para contas do Gmail
- Conheça o app Google que rejeita chamadas spam automaticamente
- Google continua limpeza na Play Store
Além disso, as barras laterais passaram por mudanças. Na esquerda estão as opções já conhecidas pelos usuários, mas agora, elas podem ser minimizadas, deixando apenas os ícones a amostra, liberando mais espaço na tela. Uma segunda barra foi colocada a direita, que apresentará todas as integrações com outros serviços da Google.
Alguns recursos que, até então, só estavam disponível no aplicativo “Inbox” também chegam ao novo Gmail. O principal deles é o “soneca”, que é capaz de ocultar alguns e-mails da tela inicial por um período de tempo. Esse recurso é bastante útil para aqueles momentos que você ainda não tem uma resposta para determinado assunto, ou não pode responder o e-mail naquela hora, garantindo que as mensagens não serão esquecidas.
O Gmail também vai sugerir textos rápidos que podem ser utilizados para responder um e-mail, agilizando a comunicação na plataforma. A Google não revelou uma data exata para que as novidades cheguem ao Gmail, por isso vamos aguardar.