Inteligência artificial é usada por Astrônomos para encontrar crateras na Lua

Mesmo com o avanço rápido da tecnologia, os astrônomos sentem a dificuldade de conseguir viajar pelo espaço, isso devido á sua imensidão. É por isso que a inteligência artificial foi tão benéfica para essa ciência. Acontece que as mesmas ferramentas de visão de máquina desenvolvidas para tarefas como a orientação de carros autônomos também são perfeitas para separar grandes quantidades de dados astronômicos.

Sabemos que o uso da IA ​​para encontrar essas crateras é importante, pois demonstra outra maneira pela qual o aprendizado de máquina pode automatizar uma tarefa que exigiria muito trabalho se fosse executada de uma outra maneira. Alguns astrônomos anunciaram este mês que usaram IA para encontrar 6.000 novas crateras na Lua. A ferramenta usada para essa pesquisa em particular é conhecida como rede neural convolucional, ou CNN. Os pesquisadores treinaram sua rede usando um conjunto de dados de crateras previamente identificadas por seres humanos.

Essa imagem mostra o desempenho da rede neural. Os círculos azuis são crateras identificadas por humanos que a rede detectou com sucesso; os círculos vermelhos são novas crateras que a rede encontrou; e os roxos são os que faltam. / Imagem: The Verge

Uma vez que o programa aprendeu como eram as crateras, ele foi solto em uma nova seção da superfície da Lua (aproximadamente um terço de sua área de superfície total). Lá, encontrou 6 mil novas crateras. Sem dúvidas, a IA é uma ferramenta extremamente capaz de acelerar a pesquisa astronômica básica.

Via
TheVerge

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo