Android

LG e o descaso com atualizações dos smartphones

A LG vem crescendo no segmento de smartphones nos EUA e cada vez mais vem trazendo bons aparelhos para o mercado nacional com preços agressivos, como é o caso do G2.

Se os aparelhos são bons e tem bons preços em relação aos concorrentes, uma coisa que vem incomodando e muito seus clientes são as atualizações, ou melhor, a não atualização de smartphones.

A LG entre as grandes de destaque no Brasil (Samsung, Sony e Motorola) é disparada a que menos atualiza seus smartphones e quando atualiza, é muito depois. Vamos abaixo conhecer alguns casos conhecidos de total descaso em relação as atualizações:

3D Max P720

lg-optimus-3d-max

O 3D Max foi lançado mundialmente em fevereiro de 2012 pensando em competir com o já bem aceito Galaxy S II da Samsung (foi lançado em fevereiro de 2011). A configuração do LG 3D Max P720 é compatível com seu rival, contando com processador Dual-Core de 1.2GHz, 1GB de RAM e 8GB de memória interna, além da tela de 4.3″ 3D com resolução de 480 x 800 pixels.

O Android do 3D Max no seu lançamento foi o 2.3 Gingerbread e continua até hoje, já que a LG simplesmente abandonou o smartphone em relação a update de sistema.

RIVAL

  • Galaxy S II – foi lançado com Android 2.3, depois atualizado para 4.0 ICS e por último recebeu atualização para Android 4.1 Jelly Bean.

Optimus 4x

lg-optimus-4g-hd

O Optimus 4x HD chegou com hardware atual com seu processador Tegra 3 Quad-Core, 1GB de RAM e 16GB de memória interna, além do display de 4.7″ IPS HD. Ele foi lançado mundialmente com Android 4.0 ICS e em alguns países recebeu uma única atualização para Android 4.1 Jelly Bean.

No Brasil o caso é ainda pior, infelizmente até hoje ele não saiu do 4.0 ICS.

RIVAIS

  • Xperia S – lançado com 2.3, atualizado para 4.0 e posteriormente para 4.1 Jelly Bean.
  • Galaxy S3 – chegou ao mercado com Android ICS, foi atualizado para 4.1, posteriormente para 4.3 Jelly Bean. Há rumores que ele seja atualizado para 4.4.2 KitKat.
  • Motorola RAZR HD – ele chegou por último, mas também com Android ICS, recebeu Jelly Bean 4.1 e há informações de atualização para 4.4 KitKat.

Optimus G

Daniel Pereira

Ele chegou como um dos melhores do mercado com seu hardware atual com processador Snapdragon Quad-Core 1.5GHz, GPU Adreno 320, 2GB de RAM, 32GB de memória interna e uma tela IPS HD de 4.7″. Inicialmente em alguns países ele chegou com Android ICS, porém no Brasil ele já desembarcou com 4.1 Jelly Bean.

Sem nenhuma atualização no Brasil, ele é o único da categoria que continua com Android 4.1.

RIVAIS

  • Nexus 4 – com atualizações direto do Google, ele chegou com 4.2, foi para o 4.3 e atualmente está com 4.4.2 KitKat.
  • Xperia ZQ – chegou com 4.1 Jelly Bean, já foi atualizado para o 4.2.2 e atualmente está com o 4.3. Sony já confirmou que ele vai receber o 4.4.2 KitKat.

G2

LG G2

Ele foi o primeiro smartphone a ser equipado com chip Snapdragon 800 e fez bonito não apenas no hardware, mas também chegou ao Brasil com preço mais barato que concorrentes mais antigos, como o Galaxy S4. Com processador Quad-Core Krait 400, 2GB de RAM, GPU Adreno 330 e 16GB de memória interna (tem variação com 32GB em alguns países). Ele foi lançado com Android 4.2.2 Jelly Bean e aqui no Brasil não recebeu nenhum update até o momento. Em alguns países ele recebeu Android 4.4.2 KitKat, porém até o momento apenas alguns aparelhos de operadoras.

A LG já confirmou update do G2 para Android 4.4.2 e o prazo foi primeiro trimestre de 2014, agora é aguardar.

RIVAIS

  • Xperia Z1 – chegou com Android 4.2, já foi atualizado para 4.3 e já tem confirmado upgrade para 4.4.2 KitKat.
  • Galaxy S4 – também chegou com o 4.2, foi atualizado para 4.3 e já recebeu update para 4.4.2 KitKat.

CONCLUSÃO

Não há dúvidas que a LG faz bons smartphones e está crescendo bastante graças a seu ótimo custo-benefício em todas as categorias. Mas também entre as quatro grandes (Samsung, Sony, Motorola e LG) ela é disparada a fabricante que mais deixa os consumidores na mão em relação a atualização do sistema, pelo menos esse é o cenário atual.

Se tratando especificamente do Brasil, a situação fica ainda pior, pois alguns aparelhos receberam update lá fora e aqui foi esquecido, como é o caso do Optimus 4x HD.

Fonte: GSM Arena

Thalisson Teixeira

Ex-estudante de Educação Física. Deixei de seguir carreira de professor de Educação Física para entrar de vez no mundo dos Gadgets com o Tudo em Tecnologia. Agora estudante de Jornalismo no terceiro período, seja bem-vindo ao Tt!

6 Comentários

    1. E é incrível como em 2017 isso ainda não mudou.
      Claro que no caso dos high-ends e mid-ranges, essa situação melhorou bastante.
      Mas aqui no Brasil, a situação continua bem ruim, mesmo na linha G.

  1. Ja tive varios aparelhos da LG, L3! L5!L7 OTPIMUS BLACK! O ultimo e atual e o OPTIMUS G! solucao para quem despresa seus clientes? Mudanca de marca, afinal todos os aparelhos que concorrem entre si, sao otimos e a diferenca e apenas para dar motivo de comentarios, entao, ja comecei comprando um MOTO G! para a esposa, e o meu proximo, sera provavelmente um GALAXY 5???

  2. Tenho um 4x Hd e sei como é essa sensação de abandona, pretendo ficar mais um tempinho com ele e depois troca-lo e LG NUNCA MAIS, os aparelhos são bons mas sem atualização e esquecido fica dificil.

  3. Meu Deus! Já estava com a minha mente desfigurada também! e os nervos a flor da pele! Misericórdia! É cada uma que me aparece! Se não fosse esse tutorial, já ia na loja onde comprei o celular. Muito obrigada mesmo!

Deixe uma resposta

Botão Voltar ao topo