As importações da china ficarão ainda mais inviáveis a partir de 2025 com um novo aumento de taxas. A partir de Abril do ano que vem, quem decidir comprar em lojas online como Shopee, Shein e AliExpress terá que pagar a taxa de ICMS de 20%. No momento, tais lojas já cobram um valor de 17% para brasileiros que compram em suas plataformas.
De acordo com o que foi revelado, pelo menos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal anunciaram a novidade. O novo acordo determina o aumento da alíquota de ICMS sobre remessas importadas de até US$ 3.000, passando de 17% para 20%. Tal ação acontece após a forte pressão do varejo nacional, que paga taxas superiores a 17% nos produtos vendidos localmente
Como ocorreu com a “taxa das blusinhas”, as varejistas brasileiras querem uma competição justa. Em nota, o Comitê Nacional de Secretarias de Estado da Fazenda (Comsefaz), revelou que o aumento incentivará ainda mais o consumo de bens produzidos no País. Além disso, os estados acreditam que a medida fortalecerá o setor produtivo interno, garantindo mais empregos.
Taxa das Blusinhas segue plena
Vale notar que a taxa de 60% acima de compras de 50 dólares continua após a decisão citada acima. Com isso, o consumidor brasileira deve se preparar caso deseje comprar eletrônicos mais caros fora do País. Apesar de parecer algo ruim, a ação também ocorre em regiões como Finlândia, Holanda, Portugal e Estados Unidos.
E você, o que achou da decisão? Deixe seu comentário respeitoso abaixo!