Cada vez mais cresce o número de usuários que tem seus dados roubados por conta de vírus no Android. O pior de tudo é que esses tipos de Malware se instalam de forma sutil no dispositivo, e quando o usuário se dá conta, suas informações pessoais já estão nas mãos de cibercriminosos.
A The Hacker News relatou recentemente que pesquisadores de segurança descobriram mais um malware que está infectando alguns aplicativos na Play Store. O ladrão de dados tem o nome de GhostTeam, usado para roubar dados da rede social Facebook. Mas pior ainda foi que outros 56 aplicativos também contiam o código malicioso desse malware. Até o momento, ele já fez vítimas no Brasil, Índia, Indonésia, Vietnã e Filipinas.
O usuário ao baixar apps de lanterna, scanner QR, limpeza de arquivos e outros apps simples, se deparava com uma solicitação de permissões como a localização, número do IP e parâmetros de exibição. No entanto, uma págna falsa de um suposto login pedia que o usuário entrasse novamente no aplicativo. A partir daí começo-se o roubo das informações por cibercriminosos, de uma forma remota.
Além de roubar as informações, o malware também infestava o smartphone com anúncios pop-up para fazer a vítima cair em novos golpes. Questionada sobre os fatos, a Google informou que todos os aplicativos relatados foram excluídos da Play Store. Recomenda-se o usuário desistalar apps suspeitos.
Uma resposta
Ok, mas quais são esses aplicativos?